Estado Nutricional X Diagnóstico Nutricional

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tamanho do texto: A A


As mudanças no estado nutricional de um indivíduo precisam ser muito bem identificadas
As mudanças no estado nutricional de um indivíduo precisam ser muito bem identificadas
O estado nutricional é um dos componentes da condição de saúde do indivíduo e é influenciado pelo consumo e utilização de nutrientes e pelas necessidades individuais, sendo identificado pela correlação de informações obtidas a partir dos exames clínicos, dietéticos, físicos, bioquímicos e antropométricos (BORGES, et al., 2007). Um adequado estado nutricional permite manter a composição corporal e as funções celulares do organismo.

Dessa forma, alterações no estado nutricional, por carência ou excesso, correlacionam-se intimamente com o surgimento de diversas doenças, como também, com a piora de patologias já existentes.

As mudanças no estado nutricional de um indivíduo precisam ser muito bem identificadas para que sejam adotadas medidas corretas de intervenção nutricional. Para tal, utilizam-se diferentes métodos de avaliação do estado nutricional, objetivos e subjetivos, recomendando-se uma combinação entre os dois tipos, para uma avaliação mais completa e, consequentemente, maiores chances de realizar uma intervenção alimentar satisfatória.

O diagnóstico nutricional resulta da análise final de todos os métodos adotados de avaliação do estado nutricional e requer do avaliador conhecimento das vantagens e desvantagens de todos os procedimentos empregados, bem como adequação dos mesmos ao indivíduo ou grupo avaliado (gestante, criança, idoso, etc). O diagnóstico nutricional é de competência e responsabilidade do nutricionista, devendo ser constantemente revisto durante o período de internação, principalmente em indivíduos críticos e/ou com muitas patologias associadas e os pertencentes aos grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários

colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

15 anos de Portal Educação!

A maior e mais premiada empresa de educação a distância.

Conhecimento para mudar sua vida!

FALTAM:
*clique aqui e confira o regulamento da promoção Promoção válida até 31/03/15
PORTAL DA EDUCAÇÃO S/A - CNPJ: 04.670.765/0001-90 - Inscrição Estadual: 283.797.118 - Rua Sete de Setembro, 1.686 - Campo Grande - MS - CEP 79002-130 - Atendimento ao cliente