CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Citopatologia: O que é?

Artigo por Colunista Portal - Saúde - quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tamanho do texto: A A

É o exame preventivo do câncer cervical
É o exame preventivo do câncer cervical
O método foi inicialmente descrito por George Nicholas Papanikolaou, no fim da década de 50. A citopatologia ginecológica, ou cérvico-vaginal, é considerado o método padrão ouro no diagnóstico de lesões precursoras de câncer, causadas pelo HPV no colo uterino.


É o exame preventivo do câncer cervical. Porém não detecta o vírus, apenas as alterações por ele causadas. O teste que pode ser utilizado no diagnóstico e na prevenção de doenças genitais. Identifica tanto alterações celulares do tipo benignas bem como as de maior gravidade.


A coleta do material é feita com a mulher em posição ginecológica, com o auxílio de um especulo. O material retirado é repousado em lâminas de microscopia. Em seguida, corado pelo método de Papanicolau e observado em microscopia óptica.


São observadas alterações que comprovam a infecção viral, como disceratose, paraqueratose e anormalidades nucleares. Disceratose é a ceratinização de células profundas do epitélio, um achado frequente em processos irritativos crônicos. Paraqueratose é a ceratinização anormal do epitélio escamoso com persistência dos núcleos celulares nas células superficiais. Enquanto a anormalidade nuclear, característica de infecção pelo HPV é a coilocitose.


Coilocitose ou formação de coilócitos, é o aumento do núcleo e da relação núcleo:citoplasma, binucleação, irregularidade do contorno nuclear, hipercromasia nuclear e halo claro perinuclear.


Em todo o mundo o teste de Papanicolau é considerado o método de triagem do câncer de colo uterino. Tipo de câncer que pode ser prevenido através do diagnóstico precoce e do tratamento das suas lesões precursoras. Para este fim, a citopatologia é o instrumento ideal, pela sua alta sensibilidade, simplicidade e baixo custo. Porém, devido à existência de resultados falsos negativos, atualmente os testes que utilizam biologia molecular são também indicados para um diagnóstico confirmatório.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Saúde

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.