CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Vasos da base do coração

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 13 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

Uma das valvas está constituída por três válvulas semilunares
Uma das valvas está constituída por três válvulas semilunares
Os vasos pelo qual o sangue chega ou saem do coração, têm suas raízes situadas na base do coração e por esta razão esta região não apresenta uma nítida delimitação.

No átrio direito desembocam (chegam) as seguintes estruturas, a veia cava superior e cava inferior.

No átrio esquerdo também chegam às veias pulmonares superiores (direita e esquerda) e inferiores (direita e esquerda), totalizando quatro estruturas, sendo duas (uma superior e uma inferior) de cada pulmão.

Do ventrículo direito saem à artéria tronco pulmonar que após um pequeno trajeto se divide (bifurca) em artéria pulmonar direita e esquerda para os respectivos pulmões. 

Do ventrículo esquerdo saem à artéria aorta que assume um trajeto inicial para cima e depois para trás e para a esquerda formando o arco aórtico. 

Para finalizar esse assunto sobre vasos da base é primordial falarmos de duas outras estruturas importantes, a valva do tronco pulmonar e a valva aórtica.

Próximo aos orifícios de saída da artéria tronco pulmonar e artéria aórtica, respectivamente no ventrículo direito e ventrículo esquerdo, existem estas valvas para impedir o retorno sanguíneo das artérias durante o enchimento dos ventrículos (diástole ventricular).

Cada uma destas valvas está constituída por três válvulas semilunares.

Estas válvulas semilunares são lâminas de tecido conjuntivo denso, forrada de endotélio, em forma de bolso, com o fundo voltado para o ventrículo e porção aberta para a luz da artéria.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.