CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Tipos de circulação sanguínea

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 13 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

A circulação pulmonar tem início no ventrículo direito
A circulação pulmonar tem início no ventrículo direito
Existem quatro tipos mais comum de circulação. A pulmonar, a sistêmica, a colateral e a portal.

A circulação pulmonar ou pequena circulação tem início no ventrículo direito, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar dos pulmões. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo. É uma circulação coração pulmão coração.

A circulação sistêmica ou grande circulação tem início onde a circulação pulmonar teoricamente terminou então ela inicia no ventrículo esquerdo, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar dos tecidos de todo o organismo.

Após as trocas, o sangue retorna pelas veias ao átrio direito. É uma circulação coração tecido coração.

A circulação colateral é um tipo de circulação onde há comunicação (anastomose) entre artérias e veias entre si que, servem como desvio para o fluxo sanguíneo, ou seja, são canais opcionais de fluxo sanguíneo.

Podem ser em maior ou menor número, dependendo da região do corpo.

Você sabia? Em condições normais nesse tipo de circulação não há muita passagem de sangue através dessa comunicação, mas no caso de haver uma obstrução (parcial ou total) de um vaso mais calibroso que faça parte da rede anastomótica, o sangue passa a circular ativamente por essas variantes.

E por último a circulação portal, onde neste tipo de circulação uma veia interpõe entre duas redes capilares, sem passar por um órgão intermediário. Isto ocorre na circulação porta hepática vinda, de uma rede capilar no intestino (onde há absorção dos alimentos) e outra rede de capilares no fígado (onde ocorrem os processos metabólicos), ficando a veia porta intermediária entre as duas redes de capilares.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.