artigo

quarta-feira, 26 de setembro de 2012 - 17:45

Tamanho do texto: A A

Funções do Técnico de Enfermagem

por: Colunista Portal - Educação

Suas ações se aplicam ao campo assistencial
Suas ações se aplicam ao campo assistencial

O técnico de enfermagem atuante em diálise é o agente executor das prescrições médicas e de enfermagem. Ele é um dos responsáveis pela garantia de uma assistência individualizada ao paciente. Suas ações se aplicam ao campo assistencial (na atenção direta ao paciente) e no campo administrativo (em ações voltadas ao modo e local de trabalho).



Ações Assistenciais do Técnico de Enfermagem
- Realizar higiene do paciente (enfermaria);
- Fiscalizar a higiene do paciente pré-hemodiálise;
- Instalação do paciente nas máquinas de diálise;
- Monitorização da terapia;
- Atuação nas intercorrências que possam surgir durante a terapia;
- Administração de medicamentos prescritos;
- Atuação sistêmica de maneira integral ao paciente.



É importante saber que o técnico de enfermagem, quando na hemodiálise, deve observar os parâmetros da terapia de modo a avaliar se está de acordo com o estado do paciente e, junto ao enfermeiro, discutir a adequação da diálise.


Ainda na hemodiálise, é o técnico de enfermagem o responsável pelo reprocessamento de dialisadores, e é imprescindível que ele tenha conhecimento das normas de biossegurança e faça a adoção do uso de equipamentos de proteção individual necessários naquele setor.



Ações Administrativas do Técnico de Enfermagem
- Auxiliar na elaboração de escala de tarefas;
- Auxiliar no controle e no uso racional de roupas, materiais utilizados pela enfermagem e pela equipe multiprofissional de cuidado ao paciente renal;
- Auxiliar na conservação e no controle do patrimônio da unidade;
- Seguir as normas de biossegurança;
- Executar ações de assistência de enfermagem ao paciente renal, com exceção àquelas privativas do enfermeiro.



É importante também que estes profissionais tenham sensibilidade para entender o estado emocional dos pacientes e sejam agentes de mudança na unidade, oferecendo conforto e atenção ao paciente que, por vezes, mostram-se cansados da rotina que o cotidiano crônico de saúde exige.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Medicina