artigo

sexta-feira, 3 de agosto de 2012 - 19:46

Tamanho do texto: A A

Causas do Suor Noturno

por: Heloisa Silva

Uma das causas do suor noturno pode ser o estresse
Uma das causas do suor noturno pode ser o estresse

Suores noturnos são normais? Ou são sinônimos de distúrbios de saúde? Estas são as perguntas que muitos fazem com relação aos suores noturnos. Segundo a Dra. Carla Boutin-Foster, professora no Centro Médico Presbiteriano/Weill Cornell, em Nova York, é possível encontrar alguns sinais que facilitam a descoberta.

Uma das causas do suor noturno excessivo pode ser o estresse e a preocupação. Entretanto, se o suor noturno vier seguido de perda de peso, febre e inchaço nos nódulos linfáticos, a pessoa deve procurar orientação de um médico. Infecções agudas ou crônicas, baixa presença de açúcar no sangue de pacientes de diabetes e o uso de alguns medicamentos também são sinônimos de distúrbios de saúde.

Os suores noturnos em noites quentes, em mulheres jovens em época de menstruação e em mulheres mais velhas no período da menopausa são normais. Além da menopausa, as apneias também estão entre as causas mais comuns de suores noturnos. Pesadelos e o sonambulismo também são transtornos do sono em que o indivíduo apresenta suadouro, devido à intensa ativação do sistema nervoso.

Algumas pesquisas sobre apneias e hipopnésias estão sendo realizadas pela Clínica do Sono, porém dos pacientes que consultaram a clínica até o momento, 32,9% relataram ter suor noturno. Há ainda outro tipo de transtorno chamado de hiperhidrose do sono que pode estar associado "a hiperhidrose diurna".

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Heloisa Silva

Professora particular de Inglês, Português e Matemática,produtora de textos e digitadora. Atualmente, curso Pedagogia pela Federal de São Paulo. Encontre meus serviços aqui: http://http://www.getninjas.com.br/usuarios/19943

Medicina