CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Esteatose Hepática - Sintomas

Artigo por Ronaldo de Jesus Costa - segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tamanho do texto: A A

Sintomas característicos são praticamente inexistentes
Sintomas característicos são praticamente inexistentes
Descrever os sintomas da esteatose hepática não é tarefa fácil. Para o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática), os sintomas característicos são praticamente inexistentes (JM ONLINE, 2012).

Conforme disposto em MD. Saúde (2012) a esteatose hepática não causa sintomas. Normalmente, o diagnóstico é feito acidentalmente através de exames de imagem, como ultrassonografias ou tomografias computadorizadas solicitadas por outros motivos.

Contudo, apesar de que entre 45 e 100% dos casos de esteatose hepática são ausentes de sintomas, quando presentes, é possível destacar para a esteatose hepática, os sintomas (JORGE, 2012):
- dor em hipocôndrio direito;
- desconforto abdominal;
- fadiga e indisposição;
- hepatomegalia (nem sempre presente).

As alterações laboratoriais mais comuns são elevações de até cinco vezes em AST e ALT. Aumento nos níveis de fosfatase alcalina e gama GT auxiliam no diagnóstico, apesar de presentes em cerca de 50% dos casos. Alguns pacientes com esteatose hepática queixa-se de fadiga e sensação de peso no quadrante superior direito do abdômen. Não há evidências, entretanto, que esses sintomas estejam relacionados ao acúmulo de gordura no fígado. Há pacientes com graus avançados de esteatose que não apresentam sintoma algum (MD. SAÚDE, 2012).

Referências
JORGE, S. G. HepCentro - hepatologia médica. Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA). Esteatose hepática e esteato-hepatite não alcoólica (EHNA). Disponível em: <http://www.hepcentro.com.br/esteatose.htm>. Acesso em: 30 jul. 2012.

JM ONLINE. Saúde. Alerta sobre sintomas e tratamento da esteatose hepática. 25 jun. 2012.
http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SAUDE,64287>. Acesso em: 30 jul. 2012.

MD. SAÚDE. Esteatose hepática - Sintomas e tratamento. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2009/08/esteatose-hepatica.html#ixzz227oTnJiQ>. Acesso em: 30 jul. 2012.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Ronaldo de Jesus Costa

Farmacêutico e Bioquímico Especialização em Farmacologia Mestre em Genética e Biologia Molecular Tutor de Ensino a Distância - Portal Educação