CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Doenças Renais - Sintomas

Artigo por Ronaldo de Jesus Costa - segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tamanho do texto: A A

Doenças renais e sintomas respectivos são uma preocupação constante pela população, tamanha a importância dos rins para a sobrevida do indivíduo.
De fato, pela seriedade, a preocupação é justificável e se faz importante conhecer, das doenças renais os sintomas, porém, deve-se destacar que os rins apresentam sintomas quando já se tem um quadro instalado de doença, o que significa que o diagnóstico precoce somente através de sintomas é de difícil realização. Assim, diagnóstico precoce é possível através de exames laboratoriais de sangue (principalmente creatinina e uréia) e de urina (PINHEIRO, 2009).
Contudo, é possível destacar, alguns pontos que merecem atenção, pois estão frequentemente associados a doenças renais e sintomas (UNIFESP, 2012; GALVÃO, 2012; GALVÃO, 2009):
 
·               Presença de sangue na urina
·               Alteração na cor da urina para coloração escura tendendo a marrom.
·               Dor ou Ardência ao urinar
·               Odor fétido na urina .
·               Inchaço da pele, na face e pernas – apesar de poder representar problemas no coração, fígado ou pulmão, é mais comum em problemas renais, causados pelo excesso de líquido não filtrado corretamente pelos rins.
·               Proteinúria (perda de proteína pela urina) – Pode ser verificada pela observação de espuma na urina liberada após a micção.
·               Redução da quantidade de urina, baixo de 400 ml /dia (pouco menos de meio litro), ainda que a ingestão de líquidos esteja normal.
·               Dosagem de uréia e creatinina sanguíneos alteradas;
·               Dor forte nas costas unilateral que se irradia para as laterais, não relacionada à postura.
Além disso, situações não relacionadas à clínica renal, requerem acompanhamento, como por exemplo:
- histórico familiar de doenças renais;
- hipertensão;
- diabetes;
- ingesta reduzida de água.
 
Desta forma, o risco de doenças renais por esses sintomas é considerável, e devem ser acompanhados por um nefrologista.
 
 
 
Referências
 
GALVÃO, P. C. A. Cálculo Renal: Sintoma e Não Doença. Boletim da nefro. Abril/Maio/Junho - 2009. 3 ed. p.2. Disponível em: <http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nefrologia-dialise/Boletim%20Nefrologia/3edicao_abrilmaiojunho.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2012.
GALVAO, R..Sintomas renais. Disponível em: <http://www.nefrologista.com.br/sintomas_renais_6.html>. Acesso em: 30 abr. 2012.
PINHEIRO, P. Insuficiência renal crônica- sintomas e tratamento. Disponível em: <http://www.mdsaude.com/2009/08/insuficiencia-renal-cronica-sintomas.html#ixzz1tXimWXUd>. Acesso em: 30 abr. 2012.
UNIFESP. Insuficiência renal. Disponível em: <http://www.unifesp.br/assoc/atx/dossie.htm>. Acesso em: 30 abr. 2012.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Ronaldo de Jesus Costa

Farmacêutico e Bioquímico Especialização em Farmacologia Mestre em Genética e Biologia Molecular Tutor de Ensino a Distância - Portal Educação