artigo

segunda-feira, 30 de abril de 2012 - 11:13

Tamanho do texto: A A

Perímetro Cefálico (PC), Torácico (PT) e Braquial

por: Colunista Portal - Educação

A medida de perímetro cefálico e torácico é realizada até os cinco anos de idade, pois reflete o crescimento cerebral. Para a aferição dessa medida, utiliza-se uma fita métrica flexível e inelástica. Deve-se medir posicionando a fita métrica, na parte anterior, as bordas supraorbitárias, e, na parte posterior, a proeminência occipital em seu ponto mais saliente.

O Perímetro Torácico deve ser medido com a criança deitada e a fita métrica deve permanecer ao nível dos mamilos.

A relação PT/PC quando igual a 1 ( = 1) é indicativo de eutrofia e quando menor que 1 (< 1) é indicativo de desnutrição energético-proteica.

O Perímetro Braquial é uma medida complementar, utilizada em crianças com idade entre 1 e 5 anos quando não podem ser obtidas as medidas de peso e altura. Entretanto, a sua utilização isolada limita a obtenção do diagnóstico nutricional.

Dobras Cutâneas

As medidas de dobras cutâneas avaliam a quantidade de tecido adiposo subcutâneo. Para crianças de até um ano de idade utiliza-se a dobra cutânea tricipital e subescapular. As técnicas de aferição das medidas são as mesmas descritas para indivíduos adultos, no entanto, os valores para classificação são diferentes.

TABELA 20 - INTERPRETAÇÃO DO RESULTADO DE DOBRAS CUTÂNEAS TRICIPITAL E SUBESCAPULAR



Dobras Cutâneas

Classificação

 

Tricipital (DCT)

< P 5 – redução significativa dos depósitos de gordura

 

< P10 – redução provável

 

P 10 – 90 – eutrofia

 

> P90 – provável obesidade

 

> P 95 – obesidade acentuada

( principalmente se P/A > 95)

Subescapular (DSE)

< P 5 – redução significativa

< P 95 – obesidade acentuada

(principalmente se P/A > 95)

Os valores destas dobras também podem ser aplicados nas fórmulas para obtenção da porcentagem da gordura ou da massa magra (% de gordura ou % de massa magra). Utilizando a mesma fórmula para adultos, mas somente com a somatória das duas dobras cutâneas.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Medicina