artigo

quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 13:06

Tamanho do texto: A A

O que é mecanismo do parto

por: Colunista Portal - Educação

Mecanismo do parto
Mecanismo do parto
O mecanismo de parto constitui-se na série de movimentos passivos que o objeto (feto) executa, impulsionado pelo motor (contratilidade uterina e da prensa abdominal) no seu percurso pelo trajeto (canal parturitivo – trajeto duro e mole).

Segundo Branden (2000), o trabalho de parto e o nascimento bem-sucedido dependem da coordenação de cinco fatores essenciais, às vezes, descritos como os “cinco P”, são eles:
Passageiro;
Passagem;
Forças;
Posição e função placentárias;
Resposta psicológica.

Na maioria dos casos, o trabalho de parto segue um padrão, conforme as contrações uterinas são intensificadas a cérvice se esvai e dilata, sendo empurrado pelas contrações uterinas e pelos esforços expulsivos, o feto desce pelo canal do parto realizando movimentos essenciais (BRANDEN, 2000).

Tempo de Mecanismo de Parto com o Feto em apresentação em vértice (coroa ou alto da cabeça):
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Medicina