CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Doenças Ginecológicas

Artigo por Alisson Daniel Fernandes da Silva - sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tamanho do texto: A A

É importante lembrar também que muitas doenças ginecológicas não causam sintomas específicos
É importante lembrar também que muitas doenças ginecológicas não causam sintomas específicos
As doenças ginecológicas são aquelas que acometem o sistema reprodutor feminino, ou seja, os órgãos ginecológicos e causam sintomas como: ciclos menstruais irregulares, coágulos com a menstruação, cólicas menstruais, mudanças importantes no estado de humor antes ou durante o período menstrual, dor pélvica, dor durante as relações sexuais, hemorragias genitais anormais, inflamação abdominal, baixa esterilidade, náuseas, vômito ou enjoo quando vai chegar o período menstrual.

É importante lembrar também que muitas doenças ginecológicas não causam sintomas específicos e, muitas vezes, são sintomas brandos e as pacientes acabam se acostumando, prejudicando, assim, o diagnóstico e o tratamento das doenças.

A automedicação também é um fator que interfere na identificação e diagnóstico das doenças ginecológicas, pois as mulheres acabam mascarando os sinais e sintomas, interferindo diretamente na evolução do quadro clínico.

Outra questão são os sintomas semelhantes a outras patologias como, por exemplo, as dores lombares, doenças infecciosas e parasitárias, tratados como medicamentos para esses fins, impedindo um diagnóstico correto da doença.

Independente da idade da mulher, a prevenção ainda é o melhor tratamento para as doenças ginecológicas. Portanto, desde cedo as mulheres devem ser orientadas para que, no futuro, não seja necessário tratamentos mais agressivos.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Alisson Daniel Fernandes da Silva

Enfermeiro formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista em Farmacologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pós-graduando em Enfermagem do Trabalho e em Educação a Distância - UCDB. Atualmente Tutor do Portal Educação