CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Movimento de Caixa

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tamanho do texto: A A

Fluxo de caixa: previsão de entrada e saída de dinheiro
Fluxo de caixa: previsão de entrada e saída de dinheiro
Como área chave do gerenciamento empresarial e base da lucratividade das empresas, o controle financeiro precisa ser executado por profissionais especializados, treinados e competentes. Grande parte dos processos de controle financeiro de uma tesouraria tem hoje em dia o suporte de softwares específicos que facilitam a coleta, consolidação e análise de todas as informações financeiras.

Apesar de ser um conceito extremamente simples, é de fundamental importância para o bom andamento de um negócio que despesas e receitas sejam estimadas, avaliadas, monitoradas e controladas para que o negócio seja lucrativo.

Fluxo de Caixa é a previsão de entradas e saídas de dinheiro de um período determinado, bem como confronto dessa previsão com as operações realizadas de caixa e seus equivalentes.

O fluxo de caixa ou previsão de caixa tem os seguintes objetivos:

-Prever com antecedência os períodos em que haverá necessidade de buscar recursos financeiros fora da empresa;
-Fornecer informações corretas para a tomada de decisões no setor de finanças.

O fluxo de caixa é uma fotografia da saúde de uma empresa, se você souber utilizar bem o fluxo de caixa, poderá acompanhar o desempenho de seu negócio. Poderá identificar problemas de gestão e tomar medidas para corrigi-los e preveni-los.

Fluxos de caixa refletem as atividades operacionais são as principais atividades produtoras do resultado da empresa e outras atividades que não sejam de investimento ou de financiamento. Os exemplos são: recebimento de uma venda, pagamento de fornecedores por compra de materiais, pagamento dos funcionários, etc.

O caixa precisa ser devidamente planejado. Parte do boletim diário de tesouraria que deve indicar o fluxo diário de entradas e saídas de recursos financeiros, para posteriormente ser ampliado para o boletim mensal da tesouraria.
O livro caixa serve para registrar o movimento diário do caixa, fornecendo os dados necessários para o controle e análise do movimento e entrada e saída de dinheiro.

Caixa de Entradas:
•Recebimento de vendas à vista;
•Recebimento de vendas a prazo;
•Recebimento de operação bancária;
•Financiamento e empréstimo;
•Juros com recebimento de venda a prazo.

Caixa de Saídas:
•Pagamento de compras à vista;
•Pagamento de compras a prazo;
•Pagamento de impostos e taxas;
•Pagamento de despesa de vendas;
•Pagamento de ordenados, salários, contribuições e demais encargos;
•Despesas diversas;
•Saídas de outras origens.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.