artigo

terça-feira, 18 de janeiro de 2011 - 14:36

Tamanho do texto: A A

A Carreira de TI depende de Certificação?

por: Colunista Portal - Educação

O assunto parecia que morreria com o passar dos anos, com o advento das certificações de TI, as quais surgiram atendendo a demanda do mercado por profissionais melhor preparados, pois não é de hoje que as universidades não atendem ao dinamismo e constante mutação tecnológica da área de TI.

E com o tempo também as certificações de TI foram se proliferando no mercado mundial, abrangendo as áreas como engenharia , redes , programação, administração de bancos de dados, desenvolvimento web e pesquisas e muitas outras, e cada uma dessas áreas com exigências diferentes. Escolher seguir carreira e se certificar em uma dessas áreas requer conhecimento e muito informação quanto a natureza da atividade a ser exercida e suas exigências. É aí que a certificação entra, desempenhando um papel importante na formação do profissional de TI, consolidando uma base de aprendizado e formação lógica, totalmente voltado à prática e resultados no campo escolhido.

Por que se certificar?

Muitos ainda perguntam, por que se certificar? as razões variam, mas a maioria das pessoas reconhece o valor que agrega uma certificação num determinado produto, pois ainda que isso não seja uma garantia de resultados para a empresa, tende a diminuir a margem de erro dessas empresas na contratação de profissionais despreparados para a função. Pense nisto: você compra um produto, como um freezer que lhe custou uma fortuna…pagaria essa fortuna se o produto não fosse coberto por uma assistência técnica autorizada? e o que nos atrai na assistência técnica ao produto não é exatamente sabermos que o técnico tem uma credencial do fabricante, que garante formalmente um preparo desse técnico para que execute suas atribuições com qualidade?

Pois é exatamente assim que os empregadores pensam. Quem é credenciado por alguém , não o é a toa, houve um custo, um preço a se pagar, um tempo investido na preparação do profissional. Muitas empresas hoje, inclusive, tem politica de premiação a funcionários que atinjam outros níveis de certificação, além de algumas ainda pagarem os treinamentos e exames necessários.

A demanda de profissionais qualificados é cada vez maior!

A informática tem facilitado em muito nossas vidas, oferecendo-nos conforto, diminuindo as distâncias, modificando definitivamente nosso modo de viver. Mas por trás disso tudo, existem complexos sistemas computacionais interligados, exigindo assim cada vez mais profissionais preparados para suportar o sistemas críticos, e como tudo está ficando crítico! (vivíamos muito bem sem telefone no passado, agora imagine o caos de se termos um dia, ou pelo menos algumas horas com toda a rede de telefonia celular indisponível…).

Certificação ou Faculdade?

A certificação concede ao profissional uma comprovação de seu valor, atestado pelo fabricante, seu nível de habilidade e experiência, o que é bem diferente do que aprendemos na universidade. Isto se deve à defasagem do currículo escolar no Brasil, e também ao foco do curso universitário: na universidade, o aluno tem um preparo muito mais baseado em fundamento teórico, o que não deixa de ser importante para a formação do indivíduo, mas não atende a urgente demanda do mercado de trabalho. Portanto a resposta é: A certificação complementa a faculdade, não são mutuamente excludentes, ou seja, nenhum dos dois pode ser desprezado se você quiser se destacar no mercado.

Portanto, pense com cuidado sobre a escolha de sua carreira de TI, planeje-a sempre pensando a longo prazo, pois mudanças radicais durante o percurso podem ser muito dolorosas, apesar de possíveis…

Fique ligado, discutiremos muito mais sobre esse assunto por aqui!

E você, está satisfeito com o rumo de sua carreira de TI? ou se sente estagnado?

Autor: Vinicius Nogueira.

Referência:

http://carreiradeti.com.br/carreira-ti-depende-certificacao/



CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Iniciação Profissional

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!