40% dos entrevistados sentem-se "solitários" quando não podem enviar e-mails
Você consegue ficar longe da internet por um dia? Não entrar no seu e-mail, consultar as redes sociais e ainda não fazer compras online! Se você acha impossível a desconexão por um dia, então cuidado, você acaba de entrar na estatística das pessoas viciadas em internet. O vício é o mesmo comparado ao cigarro para os fumantes.
Em pesquisa, realizada com mil pessoas britânicas, em idades entre 18 a 65 anos, uma grande parcela afirmou estarem conectados emocionalmente com a internet e seus gadgets. Para esse grupo deixar de lado a rede por um dia é como tentar parar de fumar ou beber. Um dos entrevistados descreveu a experiência da não conexão como “ter minha mão cortada fora”. Outro a chamou de “meu maior pesadelo”.
“A internet já faz parte da vida de muitas pessoas, isso é uma realidade, acredito que poderíamos utilizar com mais proveito os recursos provenientes da grande rede”, salienta o tutor de informática do
Portal Educação, Renato Nicodemos.
O resultado sugerido pela equipe da Intersperience segue a mesma linha de ocorrências de outras pesquisas já realizadas com internautas. No início de 2010, o site de eletrônicos Retrevo informou que muitas pessoas
admitiram estar obcecadas com mídias sociais, como trocar informações sobre família e amigos, postando fotos e vendo atualizações.Cerca de 48% dos entrevistados disseram atualizar o Facebook ou o Twitter durante a noite ou assim que acordam.
Quem também realizou um estudo sobre o assunto foi o Oxygen Media Insights Group. Eles afirmam que a maioria das mulheres que usa sites de redes sociais informara ser viciada nessas páginas. Quase 60% das entrevistadas disseram ter maior probabilidade de conectar-se com pessoas on-line do que de falar com elas pessoalmente. E cerca de 40% delas disseram ser “viciadas em Facebook”.
Outra curiosidade indicada nas pesquisas é que 40% dos entrevistados afirmaram se sentir “solitários” quando não podem enviar e-mails ou mensagens de texto. Já 23% dos entrevistados disseram que se sentiriam “livres” se fossem desconectados de suas atividades.
Fonte: Assessoria de Comunicação
TAGS: internet, cigarro, bebida, vício, conectado