artigo

quarta-feira, 19 de junho de 2013 - 10:20

Tamanho do texto: A A

Computação Forense: Crimes Virtuais

por: Colunista Portal - Informática E Tecnologia

Crime virtual consiste em uma conduta ilegal ou não autorizada
Crime virtual consiste em uma conduta ilegal ou não autorizada
Com o advento da globalização a internet passou a ser peça-chave da sociedade, simbolizando o dinamismo e a rapidez nas interações sociais e nos processos organizacionais das empresas em geral. Todos esses processos facilitaram o cotidiano de toda a sociedade, sendo impensável nos dias de hoje o convívio sem a rede mundial de computadores.

O grande problema encontrado nesse ambiente virtual é a vulnerabilidade das informações diante das diversas formas de invasão cridas pelos hackers, o que torna os crimes virtuais uma das grandes preocupações dos governos nesse novo século, nesse contexto surge a computação forense como responsável por combater essas práticas.

Crime virtual consiste em uma conduta ilegal ou não autorizada na qual envolva a troca de informações, todas as esferas da sociedade estão suscetíveis a esse tipo de crime. Desse modo deve haver um esforço mutuo da sociedade para coibir esse tipo de crime. Os danos causados por esse tipo de crime podem ser tanto materiais como morais, afetar tanto empresas como pessoas.

As classificações para os crimes virtuais são: crime virtual puro, virtual misto e virtual comum, existem também parâmetros que definem o grau de segurança na navegação como a autenticação, confidencialidade e integridade. Os intrusos podem ser divididos em passivos e ativos, quando apenas acessam informações confidenciais ou quando procuram efetuar alterações nesses dados.

Os crimes mais comuns dessa categoria são a espionagem, violação de autorização, falsificação, vazamento, sabotagem, cyberbullying, pornografia infantil e provavelmente o crime virtual mais comum em todo o mundo: a pirataria. Vale ressaltar que esses crimes são passíveis de punição que varia de multas à detenção com o tempo variando conforme a gravidade do delito.

Como combater

Até os bancos de dados com os sistemas mais sofisticados de segurança estão sujeitos a invasões, logo um computador pessoal também possui um alto risco de invasões, os prejuízos de sofrer um ataque variam conforme a confidencialidade dos dados e do seu conteúdo.

A computação forense dá diversas dicas para minimizar as chances de sofrer um ataque virtual como manter seu antivírus sempre atualizado, só clicar em links confiáveis, desconfiar de propostas muito tentadoras, utilizar senhas bem elaboradas, evitar acessar dados confidenciais em redes públicas e manter suas senhas sempre em um local seguro e se possível criptografado, só assim você estará minimizando as chances de sofrer um ataque virtual.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Informática E Tecnologia

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Informática