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Métodos e Abordagens do Ensino de Línguas

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 1 de outubro de 2012

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Cada raciocínio favorece o aprendizado da língua através da descoberta
Cada raciocínio favorece o aprendizado da língua através da descoberta

 Sócrates intensificou este estudo com o método conhecido como dedução e indução.



- Dedução é o processo de raciocínio pelo qual, baseados em uma ou mais premissas, chegamos a uma conclusão (a ideia parte do geral para o específico). Por exemplo: The shoe store sells sneakers. Ann works there. Dedução: Ann is a salesperson. (mas ela poderia exercer outro cargo dentro da loja)



- Indução é uma operação mental que consiste em estabelecer uma relação verdadeira entre dois ou mais fenômenos para chegar a uma conclusão (a ideia parte do específico para o geral). Por exemplo: A horse has four legs and a tail, it’s an animal. A cat has four legs and a tail, it’s an animal. A dog is similar to a horse and a cat. Indução: A dog is an animal.


Cada raciocínio favorece o aprendizado da língua através da descoberta, principalmente se as atividades propostas aos alunos fizerem com que eles encontrem as respostas sozinhos.


Desde o início do ensino de línguas, os métodos utilizados têm se alternado entre o intuitivo e o dedutivo, mas sempre um se sobressaindo ao outro.


O método indutivo foi mais utilizado durante os últimos anos da Renascença (1700-1799) e mais recentemente no século XX (1900-1999), enquanto que o método dedutivo teve seu maior desenvolvimento durante a Idade Média (480–1450) e o século XVIII (1700-1799).


Podemos definir um Método como uma forma planejada de fazer algo ou, mais especificamente, uma maneira planejada de ensinar ou aprender uma língua. Metodologia é um conjunto de métodos usados para estudar ou ensinar algo. Dentro de um Método podemos ter os seguintes elementos: abordagem, planejamento e procedimento.



- Abordagem – Reflexão de um modelo ou teoria. Uma abordagem se refere às teorias que envolvem a aprendizagem de uma língua que servem como recurso para a prática do ensino de línguas.


- Planejamento – um plano que especifica como será uma aula (os objetivos que se quer atingir, os tipos de atividades que serão aplicadas, o papel do professor e dos alunos, o papel dos materiais utilizados, etc).


- Procedimento – abrange as técnicas e as práticas utilizadas para o momento do ensino e da aprendizagem.



Esta área do ensino de línguas estrangeiras teve muitas variantes ao longo dos anos e veremos os métodos e abordagens mais utilizados a partir do século XV a seguir:


- Método tradução de gramática (a partir de 1450) – extensão da abordagem utilizada para ensinar línguas clássicas (grego e latim). Seus princípios básicos são: o pouco uso da língua alvo; o foco na análise gramatical da língua; o professor utiliza a língua materna para as instruções e não é necessário que seja um falante da língua alvo; as atividades típicas são a tradução de frases da língua alvo para a língua materna.

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