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quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 - 10:28

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Cliente satisfeito é sinônimo de empresas bem sucedidas

por: Colunista Portal - Educação

O sucesso de qualquer empresa, independente da área de atuação, depende da mesma coisa: a satisfação dos seus clientes. Este assunto termina sendo um pouco batido, mas muitas companhias acabam se esquecendo deste importante detalhe.
Aquela velha máxima de que “o cliente tem sempre razão” nunca foi tão atual. É o cliente quem paga o salário, é ele quem traz o crescimento e a rentabilidade.
Clientes satisfeitos são mais fiéis à marca, com alto índice de retorno para fazer novos negócios. Dessa forma a empresa consegue um percentual de fechamento superior a seus concorrentes. Além disso, o cliente fiel não só volta como indica a companhia e a torna referência, suas opiniões são mais consideradas do que toda a propaganda paga, é a chamada propaganda boca a boca, mais eficiente e sem nenhum custo.
Outro fator muito importante que as empresas têm que prestar atenção é com relação ao perfil do cliente. Hoje o desafio é com relação ao novo consumidor jovem, que é globalizado e está conectado na internet. Ele tem acesso a todo tipo de informações do produto e da empresa com apenas um clique. Pesquisas apontam que quanto mais jovem é o cliente, menor é o seu nível de satisfação, já que ele nasceu em uma sociedade que oferece muitas opções.
A felicidade do cliente não depende apenas do atendimento recebido na empresa, mas também da qualidade do produto e do compromisso da empresa em entregar o prometido no prazo. Várias situações tiram a paciência do cliente. Quem nunca se irritou com os demorados atendimentos de call center? Ou ainda com filas enormes tendo poucos atendentes no balcão? Quem nunca se aborreceu com a demora na entrega dos produtos? Enfim, situações como essas acontecem todos os dias, mas não deveriam, já que perder um cliente não é nada interessante. Portanto, lembre-se: o cliente vem sempre em primeiro lugar!
Estudiosos afirmam que é 10 vezes mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente antigo e, empresas que mantém clientes satisfeitos continuam crescendo mesmo em tempos de crise.
Você recomendaria a nossa empresa para outras pessoas? Essa pergunta deve ser feita todos os dias por aqueles que desejam cativar e conquistar os clientes. Enfrentar novos desafios que surgem todos os dias, sem perder o foco, é essencial para garantir o sucesso. A inovação passou a ser obrigatória nas empresas, seja melhorando processos seja mudando produtos e serviços.

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