artigo

terça-feira, 30 de setembro de 2008 - 18:08

Tamanho do texto: A A

Gestão de Pessoas nas Organizações

por: Colunista Portal - Educação

Anna Luiza Aranha Ramsthaler

Em tempos em que cada vez mais a gestão de atividades nas organizações, sejam elas empresariais ou governamentais, exige uma aprimorada coordenação e qualificação dos recursos tecnológicos em constante evolução, aliada ao permanente cuidado com fatores como tempo e espaço, constela-se um novo panorama. Um verdadeiro caleidoscópio de oportunidades se apresenta.

Cenários novos exigem novos atores, não propriamente pessoas novas, mas pessoas flexíveis, com formação cada vez mais exigente, a par de um desenvolvimento pessoal que lhes permita a adaptação a constantes mudanças, e a percepção de que só existe um caminho: o novo.

Mesmo que tenhamos ouvido repetidamente essas afirmações, por que às vezes não dá certo?

Quantas e quantas atividades de capacitação são desenvolvidas e apesar delas as insatisfações e críticas quanto ao desempenho continuam!

Será a capacitação inócua, como alguns argumentam, estando o segredo na seleção das pessoas? Se assim fosse, o que seria dos menos favorecidos por qualidades inatas para o sucesso profissional?

Felizmente, para empregadores, empregados e principalmente gestores, usuários e consumidores-cidadãos, capacidades para excelência no desempenho, podem ser desenvolvidas. Como? Principalmente pelo desenvolvimento pessoal e profissional.

Aí, na palavra desenvolvimento, está a chave para abrir as portas do sucesso, sem aquela impressão de que ao passar o momento em que ocorre a atividade de capacitação, essas portas vão se fechar, ficando tudo do lado de lá da parede, esquecido e inócuo.

Por que a chave é desenvolvimento e não simplesmente capacitação? Porque embora as ações sejam em geral propostas e implementadas pelo que se convencionou chamar Departamento de Capacitação, antes Treinamento, para que realmente se provoque a mudança e o crescimento, é necessário muito mais que simples capacitação enquanto pregar de fórmulas certas para se fazer alguma coisa. É necessário promover o desenvolvimento humano, o adquirir de habilidades de relacionamento interpessoal, de valores éticos, de respeito antes de tudo por si mesmo, para depois poder respeitar o outro. Tudo isso somado à capacitação técnica formará um conjunto de habilidades que contribuirão para a gestão de sucesso do capital humano nas organizações.

Só assim se poderá gerar um clima de crescimento contínuo, em que todos busquem, em conjunto, um alto padrão de eficiência e eficácia, busca essa cujo desfecho só pode ser o alcançar da verdadeira excelência.

O mais importante para alcançar esse padrão de excelência é, portanto, o desenvolvimento humano dos envolvidos nesse processo, passando a qualidade a ser a palavra de ordem, a verdadeira ecologia do ser humano, que se reconhecendo como capaz e organizado, pode refletir na organização à sua volta, essas características de satisfação com a excelência, com o mais elevado padrão de desempenho possível.

É isso o que buscamos com este curso, que iniciaremos com a apresentação definidora do que é a área de gestão de pessoas, passando por um histórico que definirá e possibilitará aos participantes entenderem em que fase se encontra a instituição em que atuam.

A seguir traremos vários enfoques e detalhes comuns a qualquer sistema de gestão de pessoas adotado, para finalmente nos determos nos aspectos de planejamento e implantação para melhorias do sistema, sempre que tal necessidade seja detectada e sua adoção aprovada, em consonância com o planejamento estratégico da organização.

Desejamos que a contribuição que oferecemos seja uma bússola para orientar a navegação em rumos seguros, que ao mesmo tempo carreguem em si mesmos a capacidade para se adequar aos ventos da mudança permanente em nosso ambiente. Como nos diz Paulo Freire: “É caminhando que se faz o caminho”.......

Trecho introdutório do curso Gestão de Pessoas nas Organizações do Portal Educação. Para saber mais, clique aqui.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança