artigo

quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 14:33

Tamanho do texto: A A

Dinâmicas em Grupo: Balas

por: Colunista Portal - Finanças E Areas Afins

A partir de jogos e brincadeiras os participantes poderão ampliar seus conceitos
A partir de jogos e brincadeiras os participantes poderão ampliar seus conceitos
As dinâmicas em grupo são utilizadas dentro de esferas onde as pessoas se relacionam por muito tempo como cursos, faculdades e empresas para desenvolver valores individuais e coletivos. A partir de jogos e brincadeiras os participantes poderão ampliar seus conceitos de responsabilidade, confiança mútua, integração grupal, cooperação, benevolência, capacidade de liderança, de decisão e de iniciativa.

Conheça agora 5 dinâmicas que tem como objetivo aperfeiçoar a integração, motivação, interesse e reflexão de um grupo, utilizando um material simples, a bala.

1 - Deixe em cima de cada mesa uma bala embrulhada em papel. Fale para o grupo que cada um pode comer a sua bala desde que não abra com as mãos. Deixe-os tentar e diga: Vocês não podem abrir a bala com as SUAS mãos. Leve-os a pedir a ajuda do outro que está ao seu lado para abrir a bala.

2 - Convide dois voluntários para participar da dinâmica. Amarre as mãos de cada um a um cabo de vassoura atravessado nas costas, impossibilitando que as mãos se juntem. Coloca-se um pote de balas no chão e solicita-se que comam. Sozinhos eles não conseguirão abrir nem comer as balas, precisarão um da ajuda do outro.

3 - Balas com sabor azedo e bombons, devem distribuídos aos integrantes do grupo. Cada integrante deve distribui-los do seguinte modo: a) O bombom é dado a uma pessoa que tenha feito algo positivo que tenha chamado a atenção do integrante. b) A bala azeda é dada a uma pessoa que tenha agido de maneira que tenha entristecido de alguma maneira alguém. A distribuição não deve apresentar nenhuma ordem em especial, sendo totalmente espontânea. As balas azedas devem ser entregues com sinceridade, mas também com muita sensibilidade para que a pessoa, sem ser ofendida, possa rever algumas de suas ações.

4 - Balas ou jujubas coloridas são distribuídas aos participantes. Cada cor representa uma pergunta. As balas quando recebidas são colocadas na frente do participante que são questionados de acordo com a cor da bala recebida.

5 - Forme um grande círculo e peça que cada participante retire do saco de balas coloridas 4 balas. Depois que todos pegaram as balas você explica que cada um precisa ficar com todas as balas na mesma cor, ou do mesmo sabor.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Finanças E Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança