artigo

quarta-feira, 4 de setembro de 2013 - 14:30

Tamanho do texto: A A

Doenças Ocupacionais

por: Colunista Portal - Finanças E Areas Afins

As doenças ocupacionais atrapalham a produtividade do trabalhador
As doenças ocupacionais atrapalham a produtividade do trabalhador
Quem trabalha há vários anos em uma mesma empresa ou no mesmo cargo, está começando a sentir alguns incômodos no corpo. Alguns desses problemas são conhecidos como doenças ocupacionais. Essas doenças causam problemas na saúde do trabalhador e acontecem por causa do local de trabalho.

As doenças ocupacionais podem afastar o trabalhador por pouco tempo, por tempo indeterminado ou definitivamente. Elas acontecem principalmente na faixa de idade que vai dos 30 aos 40 anos e acabam atrapalhando a produtividade do trabalhador e a sua vida profissional.

Existem fatores que podem causar, ou agravar essas doenças. Podem ser fatores físicos, químicos ou biológicos. Como fatores físicos podemos citar os ruídos; fatores químicos podem ser os agentes químicos usados em indústrias e os fatores biológicos são os vírus e bactérias que atingem pessoas que trabalham em laboratórios, por exemplo.

Abaixo, estão algumas doenças ocupacionais bem comuns.

Asma Ocupacional

Esse tipo de asma é reversível e é causada pela inalação de substâncias que causam alergia. Ocorre com quem trabalha com madeira, algodão, borracha e inala a poeira dessas substâncias. Os sintomas são tosses e chiado no peito, que desaparecem horas após o fim do expediente ou em períodos de afastamento.

LER ou DORT

São doenças que ocorrem por causa dos movimentos repetitivos que são exigidos na maioria dos empregos. Os sintomas da LER ou DORT são dores crônicas, sensação de formigamento e fadiga muscular.

Perda Auditiva

A perda auditiva acontece geralmente em cargos que usam o fone diariamente ou quem fica exposto a ruídos. Por exemplo quem opera máquinas pesadas, atendentes de telemarketing, conhecida como PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído).
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Finanças E Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança