artigo

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 11:21

Tamanho do texto: A A

Trabalho em equipe, personalidade e relacionamento

por: Colunista Portal - Finanças E Areas Afins

O papel de um líder é  transformar um grupo de pessoas comuns em uma equipe comprometida
O papel de um líder é transformar um grupo de pessoas comuns em uma equipe comprometida
Primeiramente precisamos entender que há diferença entre grupos e equipes. E qual essa diferença se ambos são compostos por pessoas? Os grupos são pessoas reunidas, ajuntadas, sem que haja o mesmo objetivo. Por exemplo, nem todas as pessoas que estão num supermercado, em um determinado dia, estão lá pelo mesmo objetivo, algumas compram frutas, outras compram biscoitos, outras são funcionárias... É assim que funciona um grupo, estão no mesmo lugar, mas não significa que são comprometidas a fim de obter o mesmo resultado. Já a equipe é caracterizada pela junção de pessoas que se comprometem com o mesmo objetivo.

Toda equipe tem seu líder e o papel de um líder é justamente transformar um grupo de pessoas comuns em uma equipe comprometida. No entanto, uma equipe precisa de um líder que saiba gerir o trabalho, saiba motivar e, principalmente, dê bons exemplos.

Um líder não é caracterizado por dar ordens e ficar por isso mesmo, um bom líder mostra como faz. Uma equipe formada com os bons exemplos de um líder se torna uma equipe comprometida voluntariamente, isso faz com o trabalho fique cada vez mais proveitoso por parte de todos.

É importante termos em mente que toda e qualquer equipe tem sua própria identidade. Como assim? Por exemplo, uma equipe de Assessoria de Imprensa é caracterizada por conter pessoas comunicativas, espontâneas, etc.

São características em comum, no entanto, cada pessoa em uma equipe possui sua própria personalidade e isso vai além da questão profissional, é algo de cada um. Ou seja, é preciso haver uma conscientização da própria pessoa de se adequar ao modo da equipe e da equipe a se adequar à personalidade de cada membro. É uma troca: eu ajudo e sou ajudado. Isso é equipe!

Quando há essa troca de respeito da pessoa para com a equipe e da equipe para com a pessoa, há também, sem dúvidas, um bom relacionamento e isso é, diga-se de passagem, primordial para qualquer ajuntamento de pessoas, seja ele um grupo ou uma equipe.

Uma equipe que preza o bom relacionamento é uma equipe que vai além de deveres profissionais, ou seja, as pessoas são comprometidas umas com as outras como seres humanos, não mais como membros de uma mesma equipe a fim um resultado econômico.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Finanças E Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!