artigo

quinta-feira, 6 de junho de 2013 - 11:37

Tamanho do texto: A A

Assertividade nas relações interpessoais

por: Colunista Portal - Finanças E Areas Afins

A assertividade se faz necessária em todos os relacionamentos
A assertividade se faz necessária em todos os relacionamentos
É do conhecimento de todos que para que um fluxo de informações não seja prejudicado é necessária uma assertividade nas relações interpessoais, esse comportamento colabora para processos mais esclarecidos que refletem diretamente nos resultados da empresa. A assertividade se faz necessária em todos os relacionamentos de um indivíduo sejam eles profissionais ou pessoais.

Para conseguir uma comunicação assertiva é necessário que se esclareça um ponto importante: assertividade não significa personalidade. Nas relações interpessoais no dia-a-dia podemos identificar quatro tipos de comportamento, o primeiro é o comportamento agressivo, o segundo comportamento passivo, o terceiro o comportamento passivo-agressivo e por fim o comportamento assertivo.

Comportamento agressivo
O comportamento agressivo consiste em respostas vigorosas e sem comprometimento com a razão, costuma ser uma postura muito instintiva e na maioria das vezes desrespeitosa com o próximo, fato esse que costuma gerar um sentimento de culpa após uma devida reflexão sobre as atitudes tomadas.

Comportamento passivo
O comportamento passivo consiste na tendência de ter respostas para as situações apenas após o ocorrido, dando a impressão de sempre estar “engolindo sapos” por conta dessa demora na formulação de argumentos. É comum nesse tipo de postura ser manipulado pela falta de posicionamento em diversas situações.

Comportamento passivo-agressivo

Nesse tipo de comportamento a formulação de argumentos é formada após as situações apresentadas ao indivíduo, a frustação por esse retardo na formulação dos argumentos dá vazão a um comportamento agressivo com terceiros. Esse comportamento é muito comum com cônjuges após um dia difícil de trabalho, a agressividade é extravasada com os mais próximos.

Comportamento assertivo
Todo indivíduo está sujeito a todas essas categorias de comportamento, ser assertivo consiste em encontrar um ponto de equilíbrio entre essas atitudes, gerando assim um posicionamento e argumentos racionais que permitam ações mais conscientes. Apenas a assertividade nas relações interpessoais garante uma comunicação eficiente e relacionamentos profissionais e sociais mais bem-sucedidos.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Finanças E Areas Afins

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança