artigo

terça-feira, 30 de abril de 2013 - 19:07

Tamanho do texto: A A

O que é mediação?

por: Colunista Portal - Educação

Mediador e um grupo de gestores
Mediador e um grupo de gestores
Percorrendo as doutrinas existentes sobre mediação, podemos encontrar inúmeras definições para o termo, todavia, no intuito de externarmos sua concepção de modo bem completo, formulamos o seguinte conceito:

Mediação é um meio não adversarial e extrajudicial de solução e prevenção de conflitos, na qual duas ou mais partes envolvidas, auxiliadas por um terceiro neutro, imparcial e facilitador do diálogo, são aproximadas por meio de técnicas de comunicação, negociação e da própria mediação para tentarem estabelecer um ponto de equilíbrio na controvérsia a partir dos interesses em comuns das partes, sempre com a finalidade de alcançar um acordo aceitável e o mais justo possível entre as partes.

De uma forma mais singela, a mediação é um procedimento de resolução de controvérsias, onde, diante da interferência de um terceiro neutro e imparcial, as próprias partes realizam a composição de seus interesses, sempre objetivando uma solução pacífica para o conflito existente.

E a exemplo do papel desenvolvido pelos mais velhos em comunidades antigas, a mediação pode ainda ser traduzida como sendo um instrumento de resolução de conflitos em que um terceiro neutro aproxima as partes em torno da retomada de uma comunicação que tenha por fim produzir, com brevidade e sigilo, um acordo consensual que atenda às necessidades e satisfaça aos interesses verdadeiros das partes.

Nota-se que em um procedimento de mediação, embora dificultado pela própria vontade de por fim ao litígio, o mediador não deve expor o seu ponto de vista sobre o conflito, não deve fazer sugestões e não deve construir juízo de valores sobre quem está, de fato, certo ou errado, nem, tampouco, sugerir veementemente uma solução para o problema.

Nesse sentido as partes são dotadas de autonomia para escolher o mediador, para enxergarem a solução cabível ao fato que lhes cercam e para empreenderem, de fato, um acordo bom para os dois lados.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança