artigo

quinta-feira, 11 de abril de 2013 - 14:03

Tamanho do texto: A A

O que é Administração Estratégica?

por: Colunista Portal - Educação

A administração estratégica visa diagnosticar problemas
A administração estratégica visa diagnosticar problemas
Podemos conceituar administração estratégica como um conjunto de processos que tem por objetivo analisar os diversos fatores que influenciam a gestão dos negócios empresariais, de tal forma que possamos estabelecer medidas de desempenho que proporcionem vantagens competitivas à corporação.

Este conceito e de outros autores sobre o que é administração estratégica convergem para um único sentido: o estabelecimento de melhores práticas administrativas nas organizações.

Neste sentido, Certo (1993, p. 6) define administração estratégica como, “um processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente”.

Percebam que a definição de administração estratégica tem relação com processos, sendo que os processos para implementação de uma administração estratégica envolvem uma série de etapas como uma análise de ambiente, estabelecimento da diretriz da organização, formulação e implementação da estratégia organizacional, bem como o exercício do controle estratégico.

Estratégias podem ser a diferença
Esse conceito nos remete a uma série de outras avaliações sobre a importância das estratégias para o mundo dos negócios, que, quando bem aplicadas, geram diferenciais competitivos.

Santos (Org.) (2007, p.2) fala sobre estratégia:

“Desde a visão da estratégia como um agrupamento de princípios e ações predefinidas, até a ideia de uma visão dela como um processo de aprendizado contínuo imerso na cultura da organização, o fato é que o processo de formação das estratégias empresariais vem sendo objeto de estudos e debates em administração há muitas décadas. O aspecto unânime desse debate é que os tomadores de decisão jamais devem tomar um único ponto de vista como referência, mas saber analisar os momentos circunstanciais em que um deles será mais relevante.”

Logo, perceba que o conceito de administração estratégica tem relação com visão de negócios, decisões, planejamento. Uma vez planejada, a mesma deverá ser implementada. Depois, com certa frequência, deve-se fazer uma análise dessa estratégia para corrigir desvios e adequar a estratégia ao mercado, que está sempre em evolução.

Analisar, identificar, planejar e executar
A administração estratégica é um processo interativo que visa analisar os fatos, diagnosticar ou identificar os problemas, planejar as melhores estratégias e desenvolver ou executar as mesmas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança