artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

Dicas para estimular o trabalho em equipe

por: Colunista Portal - Educação

 Na era do conhecimento, o trabalho em equipe é uma necessidade indiferente do tamanho da organização, da localização, estado ou do número de colaboradores. É uma ação valorizada por permitir interatividade, estimular a cooperação, o crescimento coletivo e a união na ascensão de metas e objetivos. O desafio do líder no período contemporâneo é solidificar e inspirar o fortalecimento do comprometimento dos integrantes da equipe para a contínua melhoria do desempenho coletivo.

No âmbito corporativo, a importância do trabalho em equipe é fortalecida pelo resultado conquistado através da qualificação de técnicas de gestão, transferência de conhecimentos e no processo de implantação de novas tecnologias. Observe as dicas apresentadas abaixo e perceba mudanças significativas no rendimento da sua equipe.

Contribuir positivamente - Sempre que possível, ajude um colega que está precisando. Pode parecer simples, mas é sensacional contar com uma mão amiga quando estamos precisando concluir uma tarefa. Quando um profissional expande seu círculo de amizade está incluindo novas pessoas de valor, ensinando, incentivando, motivando e desafiando a progredir em direção aos seus objetivos. Os relacionamentos prosperam quando um colaborador obtém o que precisa do outro e o êxito no trabalho em equipe ocorre quando um lado ganha e o outro também.
Quando um setor de uma empresa trabalha em cooperação com outro setor da organização, ambos conseguem ganhar uma sinergia positiva de relacionamento, fazendo com que a empresa ganhe maior produtividade e expansão dos seus negócios. Trabalhar em equipe requer coragem, aliança fidedigna, desenvolvimento de habilidade, cooperação e determinação, sendo importante respeitar os níveis de conhecimento de um ofício ou atividade específica. Sua ajuda pode ser através de palavras positivas ou atitudes de reconhecimento, oferecendo uma maior valorização em cultivar uma ambiente favorável que inspire os integrantes da equipe no sucesso da organização.

Partilhar problemas – Permita que um problema seja resolvido em conjunto e através de um diálogo aberto. Ficar pelos corredores comentando assuntos que não foram tratados durante uma reunião é improdutivo e desconfortável. As pessoas não podem ler a sua mente e a oportunidade de partilhar problemas internos, permite demonstrar a intenção da equipe em melhorar um desempenho específico e reflete o desejo de aprendizagem e eficácia nos resultados. Há sempre um grande número de pessoas que gastam boa parte do seu precioso tempo tentando descobrir em quem por a culpa quando algo ocorrer incorretamente.
Entender que estamos vivendo um momento de grande rapidez permite fortalecer a relevância de identificar pessoas que consertem o problema, não pessoas que procurem os culpados. Mesmo que você em uma reunião de trabalho, saiba quem é o culpado, em vez de discutir sobre a culpa, discuta soluções para o problema. Observe que ao partilhar problemas, haverá diferentes abordagens, sendo necessário expandir a idéia de que a cooperação não terá êxito, se os colaboradores optarem por relações profissionais que demonstrem descaso em reduzir os conflitos. Seja transparente nos comentários, demonstrando na prática sua forma de gestão, demonstrando que solucionadores de problemas são sempre bem-vindos e que a humildade é uma virtude dos grandes líderes e dos profissionais empreendedores.

Pensamento oposto – Todo ser humano tem comportamentos, atitudes, hábitos, gestos e pensamentos diferentes aos seus. Neste sentido é preciso ser compreensível, identificando a existência de turbulências ambientais e que seus companheiros de trabalho, nem sempre, podem executar uma tarefa como você gostaria. O fenômeno da socialização dos colaboradores, em uma área de trabalho, permite ratificar que os pensamentos são opostos e os interesses individuais podem estar direcionados para vários rumos. Se as opiniões são divergentes, busque apresentar sugestões mantendo controle emocional, procurando obter e compreender, através de perguntas maiores informações sobre a opinião apresentada.

Saiba ouvir – Respeitar a opinião dos seus companheiros de trabalho é uma tarefa que irá possibilitar reconhecimento, confiança e valorização, permitindo estabelecer uma relação de respeito profissional. Idéias sensacionais podem surgir quando se permite ouvir novas idéias e conseqüentemente, perceber que estas contribuições podem melhorar e aperfeiçoar a idéia inicial. Quantas vezes você já esteve ao lado de uma pessoa que somente falava e você não foi capaz de expressar sua opinião? Todo profissional precisa continuamente realizar o exercício de ouvir. Observe que escrevo “exercício de ouvir”, pois realmente é um treinamento e uma aprendizagem constante. Inúmeras vezes, idéias fantásticas podem surgir de momentos inesperados, desde que você saiba ouvir, ouvir mais e ouvir melhor. Um gestor benevolente sabe ouvir cada contribuição da equipe, sem superestimar o potencial intelectual humano.

Não há possibilidade de trabalhar em equipe sem que os esforços sejam focados e direcionados para metas que estejam sobre um planejamento. Observe que você passa grande parte do seu dia trabalhando e nada melhor do que realizar suas atividades contando com pessoas que sintam vontade de remar para o lado da vitória. A aplicabilidade destas dicas permite ratificar, aos gestores e aos liderados, a necessidade de uma competência mútua para um clima organizacional que preza pelo trabalho através da cooperação. Todos os grandes problemas geralmente começaram pequenos e cresceram, enquanto eram ignorados. Neste sentido, é imprescindível compreender que para diminuir um problema será necessário analisá-lo, organizando atitudes para resolvê-lo. A união permite conhecer as fraquezas e as virtudes de uma equipe de trabalho vitoriosa.



Por: Dalmir Sant Anna. Palestrante mágico, pós-graduado em Gestão de Pessoas e bacharel em Comunicação Social. Autor do livro "Menos pode ser Mais" e de vários artigos publicados em revistas, sites e jornais.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Gestão e Liderança

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!