CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Pós-graduação pela internet Faça uma pós-graduação e ganhe um Tablet CONHEÇA OS CURSOS
Inglês E Espanhol on-line CONVERSAÇÃO AO VIVO COM OS MELHORES TUTORES APRENDA AGORA
CURSOS PROFISSIONALIZANTES ON-LINE Aprenda uma nova profissão, sem sair de casa. Saiba mais
Crie GRÁTIS uma Universidade Corporativa para sua empresa CRIAR AGORA Em 3 minutos seus colaboradores terão acesso a cursos gratuitos. Conheça nossas soluções em capacitação para Instituições Públicas SAIBA MAIS Dezenas de projetos desenvolvidos com Instituições de todo o país.

Consciência fonêmica em meninos e meninas

Artigo por Colunista Portal - Educação - sábado, 31 de outubro de 2009

Tamanho do texto: A A

RESUMO

INTRODUÇÃO: Estudos que investigaram a importância da consciência fonêmica para o desenvolvimento da leitura e da escrita mostraram que tal habilidade constitui um aspecto-chave na alfabetização.
OBJETIVO: Verificar a interferência da variável sexo no desempenho de tarefas em consciência fonêmica.
MÉTODOS: A amostra constituiu-se de 36 estudantes da segunda série do Ensino Fundamental, sendo 18 meninas e 18 meninos. Todos foram submetidos à triagem audiológica, avaliação fonoaudiológica e das habilidades em consciência fonêmica.
RESULTADOS: De modo geral, a análise estatística não apontou diferenças significantes entre os sexos. No entanto, qualitativamente, observou-se que as crianças do sexo feminino apresentaram mais êxito do que os sujeitos do sexo masculino, em todas as tarefas de segmentação e de síntese fonêmica, que repercutem na análise de elementos menores.
CONCLUSÕES: Embora não tenham sido observadas diferenças estatisticamente significantes entre os sexos, constatou-se que o grupo das meninas apresentou melhor desempenho nas habilidades em consciência fonêmica.

MOURA, Simone Raquel Sbrissa; CIELO, Carla Aparecida and MEZZOMO, Carolina Lisbôa. Consciência fonêmica em meninos e meninas. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 205-211.

Para ler o artigo na integra acesse o arquivo relacionado abaixo.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.