CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Níveis Linguísticos: Quais são?

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Tamanho do texto: A A

É o estudo da fisiologia ou produção motora dos sons da fala
É o estudo da fisiologia ou produção motora dos sons da fala
Fonética-Fonologia

Sistema Fonológico – É o inventário de sons que ocorre na linguagem e as regras para combinar os sons em unidades significativas.

Fonética – É o estudo da fisiologia ou produção motora dos sons da fala e sua produção acústica. O conhecimento fonológico de uma língua inclui conhecer as regras para combinar os fonemas desta língua. Além dessas regras segmentais, há regras fonológicas governando o uso de características suprassegmentais como tom, acentuação e duração de vogais e consoantes.

Morfologia

Lida com estrutura interna e formação de palavras. O morfema é a menor unidade significativa de uma língua. Ele pode ser uma palavra real (morfema livre) ou uma das diversas partes de uma palavra (morfemas ligados). Exemplo: prefixos ou sufixos.

Sintaxe

Refere-se à estrutura das frases. Regras pelas quais palavras podem ser combinadas em frases gramaticalmente aceitáveis. Palavras podem ser agrupadas em categorias lexicais principais, classe aberta (substantivos, verbos, adjetivos e advérbios); e categorias lexicais secundárias, classe fechada (pronomes, verbos, auxiliares, artigos, conjunções e preposições).
As classes gramaticais são organizadas para desempenharem funções sintáticas - sintagma nominal (SN); sintagma verbal (SV) e sintagma preposicional (SP). O conhecimento sintático reflete-se na capacidade do falante/ouvinte de reconhecer frases que são estruturalmente ambíguas e sentenças que possuem o mesmo significado.

Semântica

As regras semânticas servem para definir os significados de morfemas, palavras e frases, indivíduos e sentenças. Reconhecimento de palavras e sentenças ambíguas, anômalas (sem sentido), paráfrases (sinônimos), etc., características semânticas que as palavras compartilham. Decompondo as palavras em traços é possível agrupá-las em diferentes categorias semânticas. Exemplo: mãe (pai, filho), mulher (menina), mãe (tia, avó).

Pragmática

É o desempenho ou uso da linguagem. Conhecimento pragmático ou percepção das regras que governam o uso da linguagem em contextos sociais (competência comunicativa). A competência linguística inclui: conhecimento de tipos de sentenças que são mais adequados para produzir resposta desejada; percepção da informação de fundo, necessária para transmitir a mensagem visada; o entendimento dos princípios cooperativos que estão por trás das trocas na conversação.


CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.