artigo

terça-feira, 4 de setembro de 2012 - 19:08

Tamanho do texto: A A

Terapia Vocal

por: Colunista Portal - Educação

Favorecer um melhor equilíbrio funcional da produção vocal
Favorecer um melhor equilíbrio funcional da produção vocal

 Considerações Iniciais


Para a voz normal não existe uma definição aceitável. Porém para a voz adaptada é a voz de qualidade aceitável socialmente. Não interfere na inteligibilidade da fala, permite o desenvolvimento profissional do indivíduo. A voz adaptada tem a frequência, a intensidade, a modulação e a projeção apropriadas para o sexo e idade do falante.




As Abordagens da Terapia de Voz Podem Ser Classificadas Como: Método, Técnica, Exercício e Seqüência


• Técnica: É o conjunto de modalidades de aplicação de um exercício vocal, utilizadas de modo racional, para um fim específico. Ex: técnica de vibração.

• Exercício: É qualquer estratégia para corrigir ou aprimorar uma dada habilidade vocal ou parâmetro de voz e baseia-se na necessidade do indivíduo.

• Seqüência: É uma série de procedimentos ou exercícios organizados, com ordem pré-determinada, para um fim específico. Ex: Seqüência de arrancamento para o granuloma (amputação da lesão, por meio da criação de um pedículo com área isquêmica e sua posterior expulsão).

• Método: é o conjunto de regras e normas, que visa proporcionar uma melhor produção vocal. O Método Lee Silverman amento aplicado no tratamento da disartria hipocinética, como o Parkinson.




Para o tratamento das disfonias, Behlau (2002) dividiu as abordagens como:


1 - Método Corporal: esse método busca mudar o padrão muscular habitual e oferece ao paciente a possibilidade de um novo ajuste, pode ser feito por dois modos:


Ação direta - movimento dos músculos do próprio aparelho fonador ou estreitamento relacionado a esse sistema.


Ação indireta - movimentos de todo o corpo com a finalidade de alcançar harmonia entre a voz e o corpo.


Alguns exemplos são: mudança de posição de cabeça com sonorização, massagem na cintura escapular, manipulação digital da laringe, massageador associado à sonorização glótica, movimentos cervicais e rotação de ombros.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fonoaudiologia