artigo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 - 12:42

Tamanho do texto: A A

Ventilação Mecânica

por: Colunista Portal - Educação

     A manutenção da oxigenação ou da ventilação pode ser realizada pela assistência ventilatória para os pacientes portadores de insuficiência respiratória de forma artificial.   

 

    A ventilação mecânica pode desencadear riscos próprios, a sua indicação deve ser muito bem estudada e avaliada. Sua indicação depende do julgamento clínico de cada paciente.

 

    Devem ser observadas para a indicação da ventilação mecânica as alterações importantes na gasometria, respostas inadequadas ao tratamento clínico e o excesso de trabalho respiratório.

 

    A ventilação mecânica possui a modalidade convencional e a não convencional. A convencional consiste de ventilação mecânica controlada, ventilação mecânica assisto-controlada, ventilação mandatória intermitente sincronizada.

 

   O desmame da ventilação mecânica tem inicio quando o paciente começa a respirar espontaneamente. Alguns parâmetros devem ser observados e monitorados para a realização do desmame da ventilação mecânica. Parâmetros como: Oxigenação, Ventilação, Mecânica Respiratória, frequência e padrão da respiração.

 

Autor: Tatiana de Lima Leme. Fisioterapeuta e Tutora do Portal Educação.

Barreto, S. S. M. & et al. Indicações de ventilação mecânica invasiva com pressão positiva. Disponível em: http://www.portalsaudebrasil.com/artigosuti/resp439.pdf. Acesso em 24/11/2010

Moroes, R. G. C. & Sasaki, S. R. O DESMAME NA VENTILAÇÃO ARTIFICIAL. Disponível em: http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos_revistas/146.pdf. Acesso em: 24/11/2010

MUCHAGTA, L. S. Assistência Ventilatória em UTI. Disponível em: http://educacao.cardiol.br/manualc/PDF/x_ventilacao_mecanica.pdf. Acesso em: 24/11/2010
Pádua, A. I & Martinez, J. A. B. MODOS DE ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA. Disponível em: http://www.fmrp.usp.br/revista/2001/vol34n2/modos_assistencia_ventilatoria.pdf. Acesso em 24/11/2010.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia