artigo

terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 15:53

Tamanho do texto: A A

LER/DORT

por: Colunista Portal - Educação

As LER / DORT são as Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares. Estas patologias estão relacionadas com o trabalho. A LER / DORT abrangem diversas patologias, sendo as mais conhecidas a tenossinovite, a tendinite e a bursite.

A LER / DORT atingem milhares de trabalhadores. O Programa Nacional de Prevenção às LER / DORT tem como objetivo conscientizar a sociedade brasileira para a importância dessas doenças e, através da realização de uma série de eventos em todo o País, levar a sociedade ao debate a respeito desse importante tema.

A LER / DOR é a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil, somente nos últimos cinco anos foram abertas 532.434 Comunicações de Acidentes de Trabalho geradas pelas LER / DORT.

As LER / DORT atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional. Existe maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos, e as mulheres são as mais atingidas.

A melhor forma de lidar com a LER / DORT é a prevenção e, se detectada, tratar o portador e criar condições para o seu retorno ao trabalho.

Sem dúvida há necessidade de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros e, com isto, resgatar sua cidadania, sendo atingida pelas péssimas condições de trabalho oferecidas por muitas empresas.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia