artigo

segunda-feira, 28 de setembro de 2009 - 15:56

Tamanho do texto: A A

Prematuridade.

por: Colunista Portal - Educação

A prematuridade é uma condição de subdesenvolvimento e afeta os lactentes que passaram menos de 37 semanas no interior do útero materno.

A prematuridade, especialmente quando extrema, é a principal causa de problemas e morte após o parto. Na prematuridade alguns dos órgãos internos do lactente podem não ter desenvolvido completamente, o que o expõe a um maior risco de apresentar determinados distúrbios.

Em geral, desconhece-se a razão pela qual uma criança nasce prematuramente. Contudo, o risco de um parto prematuro é mais elevado nas baixa renda e baixo nível educacional.

O cuidado pré-natal inadequado, a nutrição deficiente ou uma doença ou infecção não tratada durante a gravidez contribuem para a ocorrência da prematuridade.

Quando o cuidado pré-natal é iniciado precocemente, o risco de parto prematuro diminui e, quando este ocorre, os resultados e as condições do neonato são melhores.

Quando existe a probabilidade de um parto prematuro, o médico freqüentemente pode administrar medicamentos tocolíticos (para inibir temporariamente o trabalho de parto) e corticosteróides (para acelerar a maturação dos pulmões do feto).

A prematuridade pode apresentar alguns aspectos físicos no Recém-nascido como:
-Tamanho pequeno
-Baixo peso ao nascimento
-Pele fina, brilhante e rosada
-Veias visíveis sob a pele
-Pouca gordura sob a pele
-Cabelo escasso
-Orelhas finas e moles
-Cabeça relativamente grande
-Hipodesenvolvimento do tecido mamário
-Músculos fracos e atividade física reduzida (ao contrário de um lactente a termo, um lactente prematuro tende a não elevar os membros -superiores e inferiores)
-Reflexos de sucção e de deglutição fracos
-Respiração irregular
-Escroto pequeno, com poucas pregas (meninos)
-Grandes lábios que ainda não recobrem os pequenos lábios (meninas)

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia