artigo

terça-feira, 9 de dezembro de 2008 - 17:43

Tamanho do texto: A A

Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho)

por: Colunista Portal - Educação

Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) - São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários telefonistas e secretárias. O termo Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), adotado no Bradil não é mais utilizado preferindo-se atualmente a denominação Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

Sintomas mais comuns, e que requerem a procura por um médico devido a Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho):

- cansaço excessivo
- desconforto após a jornada de trabalho
- inchaço
- formigamento dos pés e das mãos
- sensação de choque nas mãos
- dor nas mãos
- perda dos movimentos da mão

O individuo deve cuidar de sua qualidade de vida, procurar manter um melhor equlíbrio entre corpo e mente. Fazer exercícios físicos pelo menos quatro vezes por semana, realizar uma dieta balanceada e saudável e procurar formas de lazer alternativas, que amenizem o estresse do dia-a-dia.


COMO PREVENIR AS DOENÇAS OCUPACIONAIS ou seja a  Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho):


Conforto é essencial para a prevenção.

As operações de trabalho devem estar ao alcance das mãos.

As máquinas devem se posicionar de forma que a pessoa não tenha que se curvar ou torcer o tronco para pegar ou utilizar ferramentas com frequência.

A mesa deve estar posicionada de acordo com a altura de cada pessoa e ter espaço para a movimentação das pernas.

As cadeiras devem ter altura para que haja apoio dos pés, formato anatômico para o quadril e encosto ajustável.

Pausas durante a realização das tarefas permite um alívio para os músculos mais ativos.

Durante estas pausas, se levante e caminhe um pouco. Se possível, faça exercícios de alongamento.

Frequentemente, trabalhadores, empresas e governo debatem e elaboram medidas que, se seguidas corretamente pelos empregadores, contribuiriam para prevenir, reduzir e até mesmo erradicar a incidência de doenças e acidentes resultantes das más condições de trabalho que impõem aos seus funcionários.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia