CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Alterações Genéticas

Artigo por Colunista Portal - Educação - terça-feira, 25 de novembro de 2008

Tamanho do texto: A A

Sabe-se que qualquer modificação ou alteração brusca de genes ou de cromossomas, pode provocar uma variação hereditária ou uma mudança no fenótipo.

A mutação ou alteração genética pode produzir uma característica favorável num dado ambiente e desfavorável noutro.

Nos seres humanos existem várias doenças provocadas por mutações ou pelas alterações genéticas, muitas delas cromossómicas e outras génicas. As cromossómicas como o próprio nome indica são alterações a nível dos cromossomas e as genicas afectam um gene.


As alterações genéticas podem geralmente resultar de transmissão hereditária, quando um dos pais é portador no seu código genético do gene causador da desordem, ou ainda devido a anomalias nos cromossomos. Estas podem ocorrer durante a divisão celular. A pessoa pode ter cromossomos a mais, a menos ou a estrutura destes se encontrar modificada.

Todas as alterações genéticas resultam da cópia, perda, substituição ou duplicação de informação genética já existente. Sendo assim, os evolucionistas gostam de dizer que a duplicação de genes representa adição de nova informação genética.

A ciência avançou no campo das descobertas de alterações genéticas ligadas a doenças. Já foram identificados vários padrões de mutações ou alterações genéticas que permitem a identificação precoce de indivíduos em risco aumentado de apresentarem problemas no decorrer de suas vidas.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.