artigo

quinta-feira, 16 de outubro de 2008 - 10:26

Tamanho do texto: A A

Fisioterapia dermato-funcional: prevenção, promoção e recuperação

por: Colunista Portal - Educação

A fisioterapia é a ciência que tem como objetivo a reabilitação dos indivíduos no que se refere a sua atividade funcional, visando o equilíbrio da saúde e a qualidade de vida. Uma vez que os tratamentos estéticos eram tratados como empíricos, devido a falta de comprovação científica, surgiu a fisioterapia dermato-funcional que evolui a cada dia e traz a formação de profissionais especializados com base científica em todas a aplicações e ações terapêuticas. O fisioterapeuta dispõe de meios físicos e técnicas terapêuticas como eletroterapia, técnicas manuais, cinesioterapia, rpg, cosmetologia, capazes de tratar efetivamente diversas patologias clínicas e estéticas com conhecimentos relevantes de anatomia, fisiologia, patologia.Esse conhecimento proporciona uma abordagem direcionada a forma precisa de tratamento, potencializando e assegurando resultados efetivos,sem causar riscos à saúde. 

O termo designativo Fisioterapia Estética não contempla atualmente todo o espectro de atuação da área, que envolve as disfunções do tegumento, não se limitando ao aspecto estético. Diante dessa nova realidade e de uma reflexão por parte dos profissionais que atuam na área, optou-se pela designação Fisioterapia Dermato-Funcional, a qual prevê a prevenção, promoção e recuperação do indivíduo no que se refere aos distúrbios endócrino/metabólicos, dermatológicos, circulatórios e/ou musculoesqueléticos.

A fisioterapia dermato-funcional não faz milagres e nem utiliza poções mágicas, porém ajuda em 40% a redução de medidas, atenua consideravelmente celulite e estrias. Quando associados à reeducação alimentar e exercícios físicos promove resultados mais rápidos e duradouros. E os outros 60% ficam por conta da sua disciplina e força de vontade. Atualmente, a Fisioterapia Dermato-funcional se constitui uma especialidade bastante procurada no meio acadêmico, principalmente, por oferecer melhores oportunidades de trabalho para recém-formados e fisioterapeutas já atuantes no mercado, uma vez que as instituições não disponibilizam disciplina nesta área.

Através da Fisioterapia Dermato Funcional utiliza-se vários tratamentos para reabilitação de pacientes:
• Cirurgia Plástica
• Gestantes
• Linfedema
• Pós-mastectomia

Portal Educação

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia