Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Artigos de Fisioterapia


Nomenclatura dos Tumores


28 de agosto de 2008


definir tamanho aA aA


A designação dos tumores depende da origem de seus tecidos (histogênese) e da localização do tecido doente (histopatologia).
A nomenclatura dos tumores depende do tecido que lhes deu origem. Este tecido originário é observado durante a formação do embrião, desde seu estado inicial (ovo) até a formação do embrião tridérmico, do qual derivam todos os tecidos do corpo humano.

A nomenclatura do tumor benigno pode apresentar mais de uma linhagem celular e, neste caso, recebe via de regra, o nome dos tecidos que o compõe acrescido do sufixo - oma.

Exemplos:
• tumor benigno do tecido cartilaginoso - condroma;
• tumor benigno do tecido gorduroso - lipoma;
• tumor benigno do tecido glandular - adenoma.

Quanto a nomenclatura dos tumores malignos, é necessário considerar a origem embrionária dos tecidos do qual deriva o tumor, para aplicar as regras de nomenclatura.


O texto acima foi retirado do curso de Fisioterapia Oncológica em Adultos, curso oferecido pelo Portal Educação e Sites Associados, realizado totalmente através da internet, seguindo os passos da modernidade de educação a distância, para conhecer o conteúdo programático deste curso, acesse: www.portalfisioterapia.com.br

Visite também o site www.portaleducacao.com.br e conheça todos os cursos oferecidos pelo Portal Educação.

Some Rights Reserved

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


Voltar para Fisioterapia

Escolha sua área do conhecimento