artigo

quarta-feira, 10 de abril de 2013 - 16:34

Tamanho do texto: A A

Funções e articulações do antepé

por: Colunista Portal - Educação

As articulações do antepé possuem diversas funções
As articulações do antepé possuem diversas funções
Articulações tarsometatarsais e intermetatarsais

Articulações sinoviais planas.

Articulações metatarsofalângicas

Articulações sinoviais condilóides com 2 graus de liberdade.

Articulações interfalângicas

Articulações em dobradiça sinoviais com um grau de liberdade.

Amplitude articular do tornozelo

Dorsiflexão da articulação do tornozelo


Movimento no qual o dorso do pé é voltado para a cabeça. Os músculos envolvidos neste movimento são: tibial anterior e extensor longo dos dedos. Ocorre no plano sagital entre as extremidades distais da tíbia e da fíbula e a superfície articular do tálus. Evitar a movimentação da articulação do quadril e do joelho; evitar a inversão e a eversão. Manter o joelho semifletido para diminuir a ação do compartimento posterior da coxa. Amplitude articular: 0°- 20°.

Flexão plantar do tornozelo

Movimento pelo qual a planta do pé é voltada para o chão. Os músculos envolvidos no movimento são: gastrocnêmio e sóleo. Ocorre no plano sagital, entre a tíbia e fíbula distal e o tálus. Neste teste, evitar a movimentação do quadril e do joelho; a flexão do antepé, a inversão e eversão do pé. Amplitude articular: 0°- 45°.

Supinação mediotársica-subtalar (inversão)

Movimento no qual se vira a planta do pé para a perna. Os músculos envolvidos são: tibial anterior e posterior. Ocorre entre o tálus e o calcâneo, o tálus e o navicular e o calcâneo e o cuboide. O movimento ocorre nos planos transversal, sagital e frontal. Neste teste, evitar a rotação medial do quadril e a extensão do joelho; evitar a rotação lateral e a abdução do quadril. Amplitude articular: 0°- 40°.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia