artigo

terça-feira, 26 de março de 2013 - 10:09

Tamanho do texto: A A

Ácido Lactobiônico: o que é?

por: Colunista Portal - Educação

Forne benefícios antienvelhecimento e de renovação das células da pele
Forne benefícios antienvelhecimento e de renovação das células da pele
É um ácido orgânico obtido a partir da oxidação química ou microbiana da lactose. Sua estrutura molecular e funcionalidade assemelham-se às da gluconolactona e outros ácidos (como ácido lático e glucárico). Conhecido como ácido galacto-glucônico, o ácido lactobiônico é composto por uma molécula de galactose unida a outra de gluconolactona (ou ácido glucônico) através de uma ligação semelhante ao éster.

O ácido lactobiônico atua como um poderoso antioxidante e reduz o excesso de ferro na pele, reduzindo o dano potencial da oxidação. Ele é derivado da lactose, um açúcar do leite que ocorre naturalmente, e pode ser classificado como um poli-hidróxiácido complexo, com potentes propriedades antioxidantes e umectantes.

Presume-se que as duas moléculas (de galactose unida a outra de gluconolactona) sejam enzimaticamente liberadas quando da aplicação tópica do ácido lactobiônico, vindo a exercer seus efeitos cosméticos separada e concomitantemente na pele. Possui ação antioxidante, hidratante, rejuvenescedora e cicatrizante.

Usado em produtos antienvelhecimento, contra fotoenvelhecimento, hidratantes, rejuvenescedores, em produtos antiacnéicos e para peles sensíveis.

O ácido lactobiônico atrai fortemente a água e se combina para produzir uma matriz de gel natural. A sua propriedade de formação de filme fornece maciez à pele. O ácido lactobiônico é não-irritante, fornecendo benefícios antienvelhecimento e de renovação das células da pele.

O pH de estabilidade varia entre 3,5 e 4,0 para peelings. Utilizado em concentrações de 2,0 a 10,0 %.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia