CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Procedimendos da Quick Massage

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 21 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

é necessário uma preparação do corpo para receber a massagem
é necessário uma preparação do corpo para receber a massagem
Domenico (2008) e Fritz (2002) recomendam os seguintes procedimentos para a realização da quick massage. Ela deve iniciar com a solicitação de três inspirações profundas ao cliente, orientando-o a fazê-las de forma lenta e controlada. Dessa forma, prepara-se o corpo para receber a massagem e promove-se um relaxamento geral.

1 - O cliente deve se sentar na cadeira e acomodar-se, de modo com que a coluna permaneça totalmente relaxada. Os membros superiores e inferiores também precisam estar bem posicionados. Se necessário, a cadeira pode ser ajustada para se adaptar às diferentes alturas de cada indivíduo. Se o cliente tiver cabelo comprido, deve ser preso ou colocado à frente, para que a região dorsal fique livre para a realização dos procedimentos. Não é necessário trocar de roupa ou despir alguma parte do corpo. Se o cliente estiver utilizando alguma roupa como jaqueta ou outra sobreposição, pede-se que seja retirada, para que haja contato mais próximo com as suas costas.

2 - Inicialmente, o terapeuta deve colocar suas mãos sobre as costas do cliente, aproximando seus antebraços com leve rotação externa de ombros e extensão de cotovelos, realizando leve pressão sobre a coluna, na região lateral dos processos espinhosos das vértebras. Deve iniciar esse movimento na região torácica superior e terminar na região lombar. O terapeuta pode utilizar a força do seu próprio corpo para realizar essa pressão. Dessa forma, poupa-se esforço do terapeuta e permite com que seu cansaço seja minimizado. Esse procedimento deve ser repetido por três vezes.

3 -
O terapeuta, sequencialmente, deve localizar a região da espinha da escápula do cliente, palpar o músculo supra espinhoso, que se encontra nessa região, e tocá-lo com o cotovelo. Dessa forma, alivia-se as tensões musculares dessa região, que frequentemente estão elevadas. Depois, o procedimento deve ser repetido no lado contralateral.

4 -
O próximo passo consiste na colocação das mãos do terapeuta na cabeça do cliente. As mãos do terapeuta devem estar com os dedos semiflexionados, formando uma cúpula, bilateralmente, e tocar a cabeça do cliente suavemente com as pontas dos dedos. Com leves toques sobre o couro cabeludo em diversos pontos da cabeça, o terapeuta alterna a pressão em diferentes regiões (frontal, parietal, temporal e occipital).

5 -
O terapeuta apoia a região hipotenar das suas mãos sobre a região lateral (temporal) da cabeça do cliente, com leves percussões, que posteriormente são direcionadas às demais regiões da cabeça.

6 -
Com a mão do terapeuta em formato de pinça com o primeiro e segundo dedos, deve tocar a região paravertebral da coluna cervical e realizar movimentos circulares. Esse procedimento deve ir desde à região cervical alta, próxima ao osso occipital, até próximo às vértebras torácicas.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.