CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Níveis de Atenção à Saúde no Brasil

Artigo por Paulo Henrique Caetano de Sousa - domingo, 10 de fevereiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Níveis de Atenção à Saúde no Brasil
Níveis de Atenção à Saúde no Brasil

Para ofertar uma atenção em saúde mais específica e adequada à saúde foi descentralizada para melhor triar os casos e desafogar centros especializados de alta complexidade de casos de menor urgência ou de fácil resolução.

Dessa forma, a oferta de saúde passou a ser a nível Primário, Secundário e Terciário, com alguns hospitais já se enquadrando como de nível Quaternário.

Classificam-se como de Nível Primário, as Unidades Básicas de Saúde, ou Postos de Saúde, onde se configura a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Nesse nível de atenção são marcados exames e consultas além da realização de procedimentos básicos como troca de curativos.

Como Nível Secundário, estão as Clínicas e Unidades de Pronto Atendimento, bem como Hospitais Escolas. Nesses são realizados procedimentos de intervenção bem como tratamentos a casos crônicos e agudos de doenças.

Nos níveis Terciários, como os Hospitais de Grande Porte, sejam mantidos pelo estado seja pela rede privada, são realizadas manobras mais invasivas e de maior risco à vida, bem como são realizadas condutas de manutenção dos sinais vitais, como suporte básico à vida. Nesses hospitais, também podem funcionar serviços

Quaternários, de transplante de tecidos, como Pulmão, Coração, Fígado, Rins, dentre outros.

Dessa maneira seccionada, pelo menos em tese, a garantia ao acesso em consonância com a gravidade e urgência ficam garantidos ao usuário.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Paulo Henrique Caetano de Sousa

Acadêmico do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará e Bolsista do Programa de Iniciação à Docência pela Universidade Federal do Ceará, desempenhando atividades como Monitor do Módulo de Vivências em Fisioterapia I e II e Extensionista do Programa de Educação pelo Trabalho - Saúde(Pro- Pet- Saúde), desempenhando trabalho na área de Saúde Mental / Álcool e Drogas em Crianças e Adolescentes, Colunista do Portal Educação e Extensionista do Programa de Promoção da Saúde, desenvolvendo trabalhos com grupos de vulnerabilidade social. Membro do Grupo de Pesquisa de Promoção da Saúde do CNPQ