CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Exame físico: Testes de Força Muscular

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Desenvolve a resistência muscular
Desenvolve a resistência muscular
Avaliam a capacidade do músculo ou grupamento muscular em desenvolver tensão contra uma resistência. Alguns fatores anatômicos devem ser controlados durante a realização do teste, como o posicionamento do paciente e a estabilização dos segmentos a serem avaliados. É importante também que o mesmo terapeuta realize as avaliações e reavaliações para evitar diferenças na aplicação de forças. Os resultados do teste se baseiam em uma escala de cinco graus para classificar o grau de força muscular obtida.

Para testar o grupamento muscular flexor da coluna cervical, deve-se fixar a parte superior do tórax do paciente com uma das mãos para impedir que o paciente flexione o tórax. A outra mão do examinador deve ser colocada na testa do paciente para imprimir resistência. Solicita-se ao paciente que flexione vagarosamente o pescoço oferecendo pressão gradativa de modo a determinar o máximo de resistência que ele é capaz de superar (Hoppenfeld, 1987).

Para testar o grupamento muscular extensor da coluna cervical, deve-se fixar a linha média da face superoposterior do tórax e da escápula. A outra mão do examinador deve ser colocada sobre a região occipital do paciente. Solicita-se ao paciente que estenda vagarosamente o pescoço oferecendo pressão gradativa de modo a determinar o máximo de resistência que ele é capaz de superar (Hoppenfeld, 1987).

Para testar o grupamento muscular inclinador lateral da coluna cervical, deve-se estabilizar o movimento com a mão sobre o ombro direito do paciente e solicitar ao paciente que tente aproximar a orelha do ombro inclinado vagarosamente o pescoço oferecendo pressão gradativa de modo a determinar o máximo de resistência que ele é capaz de superar  (Hoppenfeld, 1987).

Para testar o grupamento muscular rotador da coluna cervical, o examinador deve se posicionar a frente do paciente e estabilizar o ombro contrário ao lado a ser testado. Deve-se espalmar a mão que oferecerá resistência ao longo da margem da mandíbula do lado a ser testado. Solicita-se ao paciente que rode a cabeça em direção à mão que impõe resistência oferecendo pressão gradativa de modo a determinar o máximo de resistência que ele é capaz de superar (Hoppenfeld, 1987).
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.