artigo

segunda-feira, 26 de novembro de 2012 - 12:21

Tamanho do texto: A A

Uretra Feminina

por: Colunista Portal - Educação

A porção mais externa é denominada peri-uretral ou esfíncter externo
A porção mais externa é denominada peri-uretral ou esfíncter externo

A uretra feminina é constituída de 4 camadas: Camada Mucosa, Camada Submucosa, Camada Muscular Lisa e Camada Muscular Esquelética (rabdoesfíncter).


A função das camadas mucosa e submucosa é manter o lúmen uretral ocluído devido às suas saliências e depressões. Foi demonstrada a importância dos estrógenos na manutenção do epitélio uretral, aumento do número de vasos e com isto conferindo uma boa coaptação dos bordos uretrais e um eficiente “selo” mucoso uretral.


A camada intermediária é formada pelo tecido muscular liso associado a tecido conjuntivo permanece no terço proximal da uretra. (GEO E LIMA, 2001).


A camada muscular estriada reveste externamente a uretra, é denominada rabdoesfíncter estendendo-se por 80% do comprimento total da uretra.


O rabdoesfíncter é dividido em duas porções: a primeira denominada esfíncter interno ou para-uretral, é formada por fibras musculares de contração lenta ou tipo 1, que se encontram em contato direto com a uretra, sendo responsável pela manutenção do tônus basal.


A porção mais externa é denominada peri-uretral ou esfíncter externo. É formada por fibras musculares derivadas do músculo levantador do ânus, que são do tipo 1 e tipo 2. As fibras do tipo 2 são fibras de contração rápida, que tem grande importância na contração reflexa que ocorre em resposta ao aumento da pressão abdominal, como ocorre na tosse ou no espirro. O esfíncter externo é inervado por fibras somáticas mielinizadas provenientes do nervo pudendo (S2 a S4). (RICCETTO E SAMPAIO, 2005).

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia