CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes internados

Artigo por Sana Caroline Rios da Silva - quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tamanho do texto: A A

Os pacientes intubados perdem a barreira natural
Os pacientes intubados perdem a barreira natural
1. INTRODUÇÃO
A Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica (PAVM) é a mais importante e comum infecção que acomete os pacientes críticos ventilados mecanicamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A PAVM é a infecção que ocorre após 48 horas a partir da intubação orotraqueal (IOT), que não estava incubada no período da admissão do paciente, e 72 horas após a extubação (FERRER, R., 2001).

Os pacientes intubados perdem a barreira natural entre a orofaringe e a traqueia, eliminando o reflexo da tosse e promovendo o acúmulo de secreções contaminadas acima do cuff podendo levar a colonização da árvore traqueobrônquica e a aspiração de secreções contaminadas para vias aéreas (VA’s) inferiores (LIMA; PACE; MEDEIROS; VIRGÍNIO, 2007).

O diagnóstico de PAVM é baseado em critérios clínicos e radiológicos, como a presença de infiltrados novos e persistentes, temperatura > 38,3°c, leucocitose ou leucopenia e secreção traqueobrônquica purulenta ou um destes (COLLARD; SAINT;MATTHAY, 2003). Ainda há muita divergência quanto aos critérios mais adequados para o diagnóstico da PAVM, dificultando a prevenção desse evento.

Assim, o presente estudo objetivou de forma geral pesquisar referências a cerca da temática Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM), e teve como específicos comparar o tempo de intubação com a incidência de pneumonia associada e verificar a intervenção fisioterapêutica respiratória no paciente com PAVM.

2. MATERIAL/MÉTODOS
Foram pesquisados estudos sobre a temática nas bases de dados informatizadas disponíveis na internet acessadas nas bases dedados da Literatura Latino Americana em Ciência da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Para busca de informações sobre a temática foram utilizados os descritores ventilação mecânica e pneumonia associada à ventilação mecânica, fisioterapia e pneumonia. O recorte temporal incluiu trabalhos publicados a partir do ano de 2000.

Os critérios de inclusão foram artigos que versam sobre a temática PAVM e artigos científicos que relatam a intervenção fisioterapêutica nesse tipo de patologia. Dessa forma, foram incluídos trabalhos com abordagem direta e indireta do tema, em sua totalidade na língua portuguesa, incluindo artigos originais e artigos de revisão. E os critérios de exclusão foram artigos em inglês e artigos publicados antes do ano 2000.

Nesse estudo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto em questão, que posteriormente, foi analisado e sintetizado com a finalidade de fazer uma relação entre pensamentos de diferentes autores.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Sana Caroline Rios da Silva

-Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2010); - Está cursando Fisioterapia na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA referente ao 8º semestre no turno Noturno (2012); - Atuou como estagiária voluntária na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias - APAE/CAXIAS no setor de Fisioterapia na reabilitação neurológica infantill (2011/2012) -