CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Doenças Ocupacionais

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tamanho do texto: A A

É inadmissível que um trabalhador em perfeitas condições de saúde venha adquirir algum mal
É inadmissível que um trabalhador em perfeitas condições de saúde venha adquirir algum mal
O profissional de saúde que está envolvido na saúde do trabalhador necessita de uma observação mais apurada do que está oferecendo risco a saúde do trabalhador e com isso elaborar um planejamento para reduzir o risco à saúde, pois é inadmissível que um trabalhador em perfeitas condições de saúde venha adquirir algum mal.

Segundo Salermo (2001) a grande tarefa do profissional de saúde e do trabalhador é prestar manutenção à saúde de forma individual e coletiva.

São os males provocados pelas condições e/ou pelo exercício da atividade diária de trabalho, sem levar em conta aspectos físicos, mentais e emocionais dos trabalhadores. As causas podem ser movimentos repetitivos, carga excessiva, situações de estresse elevado e continuado, pressão abusiva por parte da organização do trabalho na empresa e outros.

Para tanto, serão abordadas de forma sistematizada através dos sistemas as doenças do trabalhador.

* Classificação das doenças do trabalho de acordo com os sistemas ou aparelhos.

Sistema tegumentar: A pele oferece uma área de contato com o meio ambiente muito grande, por isso é uma região do corpo que fica muito exposta às agressões do trabalho, portanto as patologias relacionadas a esse sistema são definidas como dermatoses ocupacionais.

* Dermatoses ocupacionais

Salim (2001) define dermatose ocupacional como “toda alteração de pele, mucosas e anexas causadas, condicionada, mantida ou agravada por tudo aquilo que seja utilizado na atividade profissional ou existia no ambiente de trabalho”.

Alguns fatores devem ser levados em consideração como: localização das dermatoses, idade, sexo, tipo de lesão, irritação primária e sensibilização primária.

Localização: as dermatoses ocupacionais são por contato, costumam aparecer nas áreas de pele  exposta à substância causadora, geralmente mãos, antebraços, pés, pernas e abdome.

As dermatoses podem surgir de uma pequena lesão que pode ser simples até uma doença de base como hanseníase.

Não podemos deixar de falar sobre as lesões eczematosas que segundo Carvalho (2001) são: Elaioconioses, discromias, hiperceratoses e fitotoxicidade.

* Os tumores cutâneos ocupacionais

Os tumores cutâneos ocupacionais são sem dúvida muito freqüentes, principalmente em razão da exposição aos raios ultravioleta do sol. Como são patologias graves mais facilmente evitáveis, vale a pena tratar-se do assunto com grande atenção, orientando o horário de trabalho fora dos horários de sol mais agressivo, o uso de chapéu e roupas de algodão fechadas são meios de prevenir como forma de equipamento de proteção à saúde que deve ser disponibilizado pela empresa.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.