artigo

segunda-feira, 28 de junho de 2010 - 12:50

Tamanho do texto: A A

Interações Medicamentosas

por: Colunista Portal - Educação

Interações Medicamentosas
Interações Medicamentosas
De acordo com Hansten (1989 apud FRANCO et al., 2007, p. 18), interações medicamentosas são definidas como:

"Alterações nos efeitos farmacológicos esperados em decorrência, principalmente, de modificações em sua farmacocinética e/ou farmacodinâmica. A ingestão concomitante de outro medicamento, o consumo de alimentos ou fatores intrínsecos relacionados ao paciente (idade, obesidade, patologias, etc.) representam possíveis causas dessas interações. Embora em alguns casos, os resultados dessas combinações sejam benéficos, mais freqüentemente as interações medicamentosas são indesejáveis e prejudiciais ao indivíduo".

                     Uma crescente atenção tem sido direcionada para as interações medicamentosas, nos últimos anos, principalmente, no meio hospitalar. Muitos programas informatizados têm sido desenvolvidos e são apontados na literatura como uma importante ferramenta na revisão de prescrições médicas. Estes, quando utilizados em hospitais, têm demonstrado resultados satisfatórios, visto que se mostram capazes de reduzir as interações medicamentosas. Alguns autores relatam como vantagens agilidade na análise das prescrições, redução de erro de medicação, tempo de internação e gastos. Estudos que comparam a eficiência de farmacêuticos e de programas informatizados em detectar interações medicamentosas concluem que os programas identificam um maior número de interações, sendo, desta forma, mais eficientes do que o profissional farmacêutico (SEHN et al., 2003).
De acordo com Destrutti (1999), interação, segundo os dicionários, significa influência recíproca. No caso das interações medicamentosas, isso pode ser explicado da seguinte maneira: administrado isoladamente, um fármaco tem determinada ação: porém, quando associado a outro fármaco, produz um efeito diferente do esperado. Esse efeito pode ser positivo ou negativo. As interações positivas são utilizadas para aumentar os efeitos terapêuticos ou reduzir a toxicidade de determinado fármaco. As negativas são as que causam reações adversas, diminuem ou eliminam a ação dos medicamentos, ou provocam doenças.

                        Segundo Fonseca (2001), o conceito de interação medicamentosa não é uma noção nova, pois termos como antídoto, potencialização, sinergismo e antagonismo, são de uso corrente na linguagem médica. O estudo da interação medicamentosa é feito de forma cientifica com novas implicações, que o fazem, progressivamente, ganhar maior importância.

Autora: Jeana Mara Escher de Souza – Farmacêutica – Tutora em EAD

Referências Bibliográficas

FRANCO, G. C. N.; COGO, K.; MONTAN, M. F.; BERGAMASCHI, C. C., GROPPO, F. C.; VOLPATO, M. C.; ANDRADE, E. D.; ROSALEN, P. L. Interações medicamentosas: fatores relacionados ao paciente (parte I) Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-fac., v.7, n.1, p.17-28, jan-mar, 2007.

SEHN, R.; CAMARGO, A. L.; HEINECK, I.; FERREIRA, M. B. C. Interações medicamentosas potenciais em prescrições de pacientes hospitalizados. Infarma, v.15, n.9-10, set-out, 2003.

FONSECA, A. L. Interações Medicamentosas. 3 ed. Rio de janeiro: Editora e Publicações Biomédicas Ltda, 2001. 516p.

DESTRUTTI, A. B. C. B. Iteração Medicamentosa. 2 ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 1999. 51p.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!