artigo

quarta-feira, 14 de abril de 2010 - 10:15

Tamanho do texto: A A

Risperidona

por: Colunista Portal - Educação

A Risperidona é usada no tratamento de sintomas psicóticos
A Risperidona é usada no tratamento de sintomas psicóticos

Risperidona é antipsicótico atípico desenvolvido pela Janssen Farmacêutica. Usa-se mais frequentemente na terapêutica de psicoses delirantes, incluindo-se as esquizofrenias. Porém risperidona, como os demais antipsicóticos atípicos, é também utilizada para tratar algumas formas de transtorno bipolar, psicose depressiva, transtorno obsessivo-compulsivo, autismo e síndrome de Tourette.

O que é e para que serve ?
A Risperidona um neuroléptico do grupo benzisoxazol. Sua principal indicação é para o tratamento de sintomas psicóticos, especialmente os pacientes esquizofrênicos que não melhoraram com outras medicações antipsicóticas.

Como é usado ?
As apresentações orais de 1, 2 e 3mg facilitam o uso, na maioria dos casos um a dois comprimido por dia são suficientes (2 a 6mg/dia). A dose será definida pelos benefícios alcançados pelo paciente.

Principais efeitos colaterais
Insônia ou sedação menos freqüentemente que insônia, dores de cabeça, inquietação e ansiedade. Muitas vezes é difícil saber se isto é devido à doença em tratamento ou se é um efeito colateral da medicação. Alterações do batimento cardíaco e queda da pressão arterial pode acontecer. Apesar de pouco freqüentes e fracos, alguns efeitos motores podem se manifestar como tremores, e contrações involuntárias. Alterações no ciclo menstrual ou no desejo sexual podem acontecer.

Farmacologia
Risperidona é um potente bloqueador da dopamina, inibindo o funcionamento dos seus receptores. Risperidona também atua como um antagonista do 5-HT2A, e pode ser usado para bloquear rápida e eficientemente os efeitos do 5-HT2A de drogas como o LSD. Contudo, o uso de anti-psicóticos em pessoas sobre a influência do LSD é alegado como extremamente desagradável. Por isso, Valium é mais recomendado para reduzir os efeitos colaterais do LSD


Considerações importantes
Embora não tenha sido relatada até o momento nenhuma má formação fetal não é recomendável sua utilização durante o primeiro trimestre da gestação. As únicas contra-indicações para o seu uso são os pacientes alérgicos ao princípio ativo da medicação.


Fonte: Psocosite e Wikipédia

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia