Mais de 900 cursos online com certificado em diversas áreas

esqueci minha senha
Sala de aula
Confira o regulamento Promoção do Mês

Artigos de Farmácia


Beber café pode prevenir pressão alta, diz estudo


20 de janeiro de 2011


definir tamanho aA aA


Beber uma ou duas xícaras de café por dia pode diminuir o risco de pressão alta, aponta um estudo realizado por um grupo de médicos japoneses, divulgado neste domingo. Uma equipe da Universidade de Keio fez um estudo com 4.554 homens de 20 a 70 anos de idade, que compareceram a hospitais de Tóquio para fazer o controle de sua saúde entre outubro de 2003 e março de 2004, informa o jornal japonês Tokio Shimbun. O estudo mostrou que aqueles que não bebiam café tinham uma chance maior de sofrer de hipertensão, enquanto essa possibilidade era menor entre os que consumiam três ou mais xícaras de café diárias.
“Seria melhor para os jovens e as pessoas de meia-idade beber uma ou duas xícaras de café por dia”, destaca o jornal, citando um dos pesquisadores. O médico explicou que o ácido clorogênico, um tipo de polifenol presente no café, tem efeito dilatador nos vasos sanguíneos.
Contudo, os pesquisadores alertaram que beber muito café pode provocar perturbações no sistema vascular cerebral em pessoas idosas. “Consumir muita cafeína também provoca um excesso de acidez estomacal”, explicou o médico.
Outra equipe de pesquisadores japoneses descobriu recentemente que tomar uma xícara diária de café diminui o risco de câncer de cólon entre as mulheres.
Fonte: AFP*
 
Some Rights Reserved

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


Voltar para Farmácia

Escolha sua área do conhecimento