CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Manipulação Magistral

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tamanho do texto: A A

MSc. Ronaldo de Jesus Costa
nin_ron@hotmail.com
 
Manipulação magistral é processo de preparo de medicamentos manipulados. Na verdade, não é o conceito mais adequado para esse processo, pois em um laboratório de manipulação não se prepara apenas formulações magistrais (solicitadas via prescrição não constante de livro oficial), mas também formulações oficinais (com formulações descritas em farmacopéias), ou seja, não é restrito à manipulação magistral.
Contudo, por uso impróprio, manipulação magistral tornou-se sinônimo de operações farmacotécnicas, e é considerada um dos pilares da área farmacêutica.
De fato, no rol das Ciências Farmacêuticas, a farmacotécnica destaca-se por reunir subsídios teóricos e práticos para aquele que, talvez, seja o maior objetivo do profissional farmacêutico: produzir medicamentos. E, quando se fala em medicamentos, fala-se de um produto que, por ser destinado à promoção da saúde, é atrelado a um rígido controle de qualidade.
Desde os mais remotos tempos, a qualidade é embasada nas relações da Farmacotécnica com as demais Ciências Farmacêuticas. O próprio Galeno, considerado o pai da Farmacotécnica (se não da profissão farmacêutica), em seus escritos no início da Era Cristã, demonstrava uma enorme coerência científica, sendo que algumas de suas fórmulas são utilizadas ainda hoje.
Quando se pensa na técnica e todas as implicações relacionadas à escolha da forma física do medicamento, dependemos de pré-requisitos muito importantes, como a Química - em especial a Físico-Química e a Química Orgânica. O conhecimento da primeira leva à otimização da técnica de preparo, e orienta quanto ao perfil biofarmacêutico (velocidade de absorção) que se pretende atingir. Já a Química Orgânica, além de sua importância nestes aspectos técnicos, também subsidia nas questões críticas, como a estabilidade dos componentes envolvidos numa formulação e suas incompatibilidades.
Por outro lado, quando se pensa no propósito do medicamento, ou seja, a que se destina, um dos pré-requisitos mais importantes da Farmacotécnica é a Farmacologia, e conseqüentemente, Fisiologia, Bioquímica, Anatomia, entre outras ciências. O conhecimento da Farmacologia definirá a melhor via de administração do medicamento para o sucesso terapêutico, a melhor forma de apresentação e, conseqüentemente, a técnica envolvida no preparo.
 
Portal Educação. Curso de farmacotécnica em manipulação. Disponível em: <http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/cursos/cursos_detalhes.asp?id=15>. Acesso em: 21 set. 2009.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.