artigo

sexta-feira, 31 de julho de 2009 - 20:48

Tamanho do texto: A A

Farmácia de manipulação tende à especialização em áreas como Odontologia

por: Colunista Portal - Educação

As oportunidades do setor magistral diante das áreas de veterinária, nutricional e odontológica são as novas opções de atuação para os profissionais. Essa é a opinião do diretor da Dermus, o catarinense Gerson Appel, que acredita que a farmácia de manipulação deve oferecer serviços diversificados como forma de valorizar o setor.

Atuando com foco em manipulação de produtos odontológicos há 15 anos, Gerson Appel explicou, aos participantes do Farmag Expo 2008, realizado em São Paulo, que existem cerca de um milhão de dentistas espalhados pelo mundo, na proporção de um para cada seis mil habitantes. Dos quais 11% estão no Brasil, o que coloca o país na terceira posição em número de profissionais. Com 174 faculdades de Odontologia no Brasil, mais de 10 mil dentistas ingressam no mercado nacional a cada ano. 

Por isso, Appel acredita que a farmácia magistral pode atuar em parceria com os odontólogos nos processos preventivo e terapêutico. “Trabalhar com medicamentos é um desafio grande para o dentista. Por isso, o farmacêutico deve ajudá-lo, muitas vezes pesquisando e estudando junto com ele para encontrar as características procuradas no produto de uso odontológico”, comentou.

Entre os principais produtos odontológicos manipulados, estão soluções, géis, suspensões, pastas, vernizes, espumas, sabonetes e cápsulas. “Além de atender o cliente na farmácia, é importante oferecer assistência farmacêutica ao dentista, muitas vezes formando parceria de estudo para atender as necessidades específicas exigidas de acordo com as características de cada paciente”, afirmou Appel.

Redação Anfarmag, 06/01/2009*

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia