artigo

terça-feira, 28 de julho de 2009 - 10:05

Tamanho do texto: A A

Amiodarona

por: Colunista Portal - Educação

Bloqueios na condução cardíaca
Bloqueios na condução cardíaca
A amiodarona é uma droga antiangina e antiarrítmica. Aumenta a duração da atividade do músculo ventricular e atrial, inibindo a adenosinatrifosfatase miocárdica ativada por Na e K. Há um decréscimo resultante na velocidade cardíaca e na resistência vascular.

Classe Terapêutica
Antiarrítmicos

Indicações
A amiodarona é utilizada para arritmias ventriculares. Flutter atrial e fibrilação atrial. Profilaxia de taquiarritmias em portadores das síndromes de pré-excitação.

Posologia

Amiodarona 100mg a 200mg VO, 2 a 3 vezes ao dia. Recomenda-se a interrupção da administração durante dois dias na semana, em tratamentos mais prolongados.

Contraindicações
Hipersensibilidade à amiodarona. Gravidez. Lactação. Doença do nó sinusal. Acentuada bradicardia sinusal sem marca-passo instalado. Bloqueio sinoatrial. Bloqueio AV de segundo e terceiro graus. Hipo ou hipertireoidismo.

Efeitos Adversos

Náusea, vômito, constipação e alterações do paladar. Ataxia, tremores, parestesias e fraqueza muscular. Cefaleia, insônia e tonturas. Fibrose pulmonar e pneumonite intersticial. Depressão. Reações de fotossensibilidade. Bradicardia. Hipotensão. Bloqueios atrioventriculares e sinoatriais. Deposição de cristais de amiodarona na córnea.

Interações
A amiodarona aumenta os níveis séricos da digoxina, teofilina, fenitoína, flecainida, procainamida, quinidina, ciclosporina e metotrexate, podendo causar toxicidade.
Aumenta os efeitos dos anticoagulantes orais.
Betabloqueadores, digitálicos, verapamil, potencializam o efeito bradicardizante e podem induzir ao aparecimento de diferentes graus de bloqueios na condução cardíaca.
Associado ao ritonavir, aumenta a probabilidade de cardiotoxicidade por amiodarona.

Precauções

Usar com cautela em pacientes com alteração da função hepática.
Recomenda-se a dosagem de hormônios tireoidianos a cada seis meses.

Fonte: Pdamed*
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Farmácia