(1)
(20)
29 de junho de 2009
Classe Terapêutica
Antiulcerosos.
Indicações
Úlcera duodenal, úlcera gástrica, úlceras resistentes. Esofagite de refluxo. Síndrome de Zollinger- Ellison. Erradicação do Helicobacter pylori em combinação com antibióticos. Lesões gástricas provocadas por drogas antiinflamatórias não esteroidais.
Posologia
Refluxo gastroesofágico, esofagite erosiva, úlcera duodenal ativa: 20mg VO, 1 vez ao dia, por 4 a 8 semanas.
Úlcera gástrica: 40mg/dia VO, durante 4 a 8 semanas.
Condições de hipersecreção patológica: iniciar com 60mg VO, 1 vez ao dia. Doses acima de 120mg/dia são divididas em 3 vezes ao dia. Em pacientes sem condições de deglutir, utiliza-se a via IV, 40mg/dia, na velocidade de 2,5 a 4ml/min; ou infusão contínua em período não inferior a 20 - 30 minutos, podendo ser prolongada por até 12h, quando dissolvida em soro fisiológico, ou até 6h, quando dissolvida em glicose.
Helicobacter pylori: 20mg VO, 2 vezes ao dia em terapia combinada com antibióticos (duração máxima do tratamento - 8 semanas).
Síndrome de Zollinger-Ellison: 60mg a 120mg/dia VO.
Contra-Indicações
Hipersensibilidade ao omeprazol.
Interações
Pode reduzir efeito do cetoconazol e itraconazol. Pode aumentar a ação do diazepam, warfarina, fenitoína e carbamazepina.
Precauções
Biodisponibilidade aumentada em pacientes com cirrose hepática, mas não há relatos do aumento da toxicidade.
Possibilidade de tumores gástricos.
Fonte: Pdamed
Comentários
(1)
(20)